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Sheila Sampaio

Para comunicar melhor, preocupe-se com a sua reputação

É sob a sua reputação que a sua comunicação acontece

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Você só liga para aquele colega do outro setor para pedir algo. Todas as vezes que você chega na empresa faz reclamações. Só chama os colaboradores ou colegas da tua equipe para conversar para dar feedbacks negativos. Os teus e-mail significam mais trabalho ou problemas para resolver. É sob a tua reputação que a tua comunicação acontece.

E se, ao invés de procurar o colega do outro setor apenas para pedir algo, você combinasse de almoçarem juntos vez ou outra? Ou se você ligasse de vez em quando para contar algo interessante, saber como está ou reconhecer um trabalho bem executado?

E se, ao invés de chamar os colegas ou colaboradores apenas para feedbacks negativos, você fizesse isso apenas para elogios e reconhecimentos? Ou só para ouvi-los?

E se, ao invés de utilizar o e-mail apenas como uma ferramenta de demandas e problemas, você utilizasse esse canal de comunicação para indicar conteúdos interessantes que te fizeram lembrar daquela pessoa?

Então, antes de querer melhorar a tua comunicação não-verbal, o tom do teu discurso ou a escolha de palavras, lembre-se que são os outros que precisam compreender o que você está comunicando, e sua disposição para essa compreensão impacta diretamente na assertividade da tua comunicação.

O que as pessoas pensam quando te veem?

Como se sentem quando ouvem o teu nome?

Ao atender uma ligação tua, o que podem esperar?

As respostas a essas perguntas impactam diretamente o resultado da tua comunicação.

por Sheila Sampaio

Sheila Sampaio é mestre em Gestão e Negócios e coach encantada pelas relações humanas. É consultora de empresas e escreve no Bella Mais sobre carreira e liderança. Também é sócia da AZM Câmbio .


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