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Sheila Sampaio

A principal barreira ao desenvolvimento de pessoas

Quem deve se desenvolver não acha que precisa

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Quem nunca participou de um treinamento, contratado pela empresa onde trabalhava, que não fez o menor sentido? Ou teve que passar por um processo de desenvolvimento (coach, mentoria, consultoria) sem entender o que estava fazendo ali?

Pois ano após ano, líderes e gestores de empresas dos mais diversos segmentos contratam e investem em empresas e profissionais para auxiliar o desenvolvimento de seus times – seja técnico ou comportamental – sem observarem os resultados esperados.

Essa problema não tem uma única resposta, mas ouso arriscar minhas fichas em uma questão bem pontual: quem deve se desenvolver não acha que precisa.

Talvez um líder ou gestor tenha identificado uma necessidade de desenvolvimento em um dos colaboradores do seu time, digamos, comunicação. Em seguida, contrata um curso para esse profissional, que até participa, mas não enxerga valor no que está sendo ensinado porque considera ter excelentes habilidades em comunicação – e ninguém consegue aprender aquilo que acha que já sabe.

Da mesma forma são conduzidos processos de treinamento para equipes de empresas e  para profissionais que passam por coaching ou mentoria. Alguém (gestor, líder, RH) identifica uma necessidade e avança para o processo de desenvolvimento sem antes passar por uma etapa primordial: verificar se a pessoa tem consciência da sua necessidade de desenvolvimento e se quer se desenvolver.

Então se você, líder ou gestor, quer investir tempo e dinheiro no desenvolvimento das pessoas da sua equipe, dedique a primeira etapa do processo a compreender qual o nível de consciência quanto às necessidades e quanto à vontade de passar pelo processo.

Para reduzir os riscos de insucesso, o ideal seria que o próprio colaborador verbalizasse:

“Eu preciso desenvolver tal habilidade”

“Preciso de ajuda para melhorar tal comportamento”

“Eu gostaria de me desenvolver em tal processo”

Isso não é garantia de sucesso, mas é a base para um excelente começo.

por Sheila Sampaio

Sheila Sampaio é mestre em Gestão e Negócios e coach encantada pelas relações humanas. É consultora de empresas e escreve no Bella Mais sobre carreira e liderança. Também é sócia da AZM Câmbio .


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