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Sheila Sampaio

Quem você quer ser?

Pergunta simples, mas com grande potencial de influenciar o seu sucesso profissional

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Quem você quer ser? Esta é uma pergunta muito simples e, intencionalmente ou não, você a está respondendo o tempo todo com suas ações. Segundo a pesquisadora Christine Porath, essa questão irá definir seu sucesso profissional mais do que qualquer outra, porque o modo como você se apresenta e trata as outras pessoas diz muito sobre o profissional que você deseja ser.

Ou você anima as pessoas ao respeitá-las, fazendo com que se sintam valorizadas, apreciadas e ouvidas; ou você as puxa para baixo ao fazê-las sentirem-se pequenas, insultadas, desconsideradas ou excluídas. E quem você escolhe ser significa tudo.

Porath descobriu que a grosseria tem um preço alto, tanto para os resultados das empresas, quanto para as carreiras dos profissionais: seus estudos realizados com milhares de profissionais no mundo todo apontam que a grosseria deixava as pessoas menos motivadas - 66% reduziram seus esforços de trabalho, 80% perderam tempo preocupados com o que aconteceu, e 12% deixaram o emprego.

E os impactos da grosseria ou do desrespeito são prejudiciais não apenas para aqueles que os experienciam mas, também, para queles que os testemunham. Basta que estejamos em um ambiente onde haja a grosseria para que tenhamos nosso desempenho, concentração e motivação afetados, mesmo que a situação não ocorra diretamente conosco.

Mas, afinal, o que é grosseria? É basicamente desrespeito. Isso pode incluir diversos comportamentos desde zombar, ser irônico e diminuir as pessoas, até provocá-las fazendo piadas ofensivas ou mandando mensagens durante reuniões. Pode ser sem a intenção de fazer alguém se sentir desrespeitado, mas quando fazemos, há consequências.

Um dos principais motivos para que alguns profissionais adotem uma postura grosseira é o fato de confundi-la com firmeza, objetividade e liderança. Durante décadas vivemos a cadeia de comando e controle nas organizações e seus reflexos continuam impactando as ações de muitos profissionais que acreditam que a gentileza não seja uma característica de líderes ou daqueles que alcançam o sucesso. Ledo engano.

A maioria das pesquisas sobre motivação aponta que, para os colaboradores, ser tratado com respeito é mais importante do que reconhecimento e valorização, feedback útil, e mesmo oportunidades de aprendizado. Os colaboradores que se sentem respeitados são mais saudáveis, mais focados, mais propensos a ficarem na empresa e de longe, muito mais comprometidos. Respeito está à frente de tudo no ambiente de trabalho.

Então, por onde começar? Como podemos escolher fazer com que as pessoas se sintam mais respeitadas nas empresas? A boa notícia é que isso não exige uma grande mudança comportamental. Se você quiser se destacar na sua carreira, pequenas coisas podem fazer uma grande diferença: agradecimentos, compartilhar o mérito, escutar atentamente, fazer perguntas humildemente, reconhecer, notar os outros e sorrir.

“A gentileza eleva as pessoas. Conseguiremos mais das pessoas e elas trabalharão melhor se formos gentis. Grosseria desgasta seu desempenho e rouba seu potencial. O que sei da minha pesquisa é que quando temos ambientes gentis, somos mais produtivos, criativos, prestativos, felizes e saudáveis.” Christine Porath

por Sheila Sampaio

Sheila Sampaio é mestre em Gestão e Negócios e coach encantada pelas relações humanas. É consultora de empresas e escreve no Bella Mais sobre carreira e liderança. Também é sócia da AZM Câmbio .


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