capa
Sheila Sampaio

Por que têm dias que nos sentimos completamente exaustos?

O excesso de adaptação no dia a dia pode refletir diretamente no cansaço

publicidade

O ser humano gosta de produzir, de ver suas tarefas prontas, de dar aquele “check” na lista de afazeres. Trabalhar no sentido de fazer o que precisa ser feito nos traz um sentimento de realização.

Mas, então, por que têm dias que nos sentimos completamente exaustos?

Os motivos podem ser muitos, e vão desde uma noite mal dormida até o efetivo excesso de trabalho e cobrança mesmo (não vamos romantizar isso).

Mas chamo tua atenção para quando você chega ao final do dia sentindo que correu uma maratona, mas que tuas atividades nem destoaram muito do padrão.

Um dos maiores drenos de nossa energia no trabalho (e na vida) é ter que nos adaptarmos muito e por muito tempo a um padrão diferente do nosso funcionamento normal. Trago abaixo alguma situações para exemplificar:

1. Ter que interagir com muitas pessoas ou falar em público quando você tem um perfil mais introvertido e reservado.

2. Passar o dia tomando decisões rápidas, sendo você uma pessoa mais segura que gosta de ter tempo para analisar melhor os dados antes de tomar alguma decisão.

3. Entregar um trabalho sem o nível de excelência que você gostaria e sem chance de revisá-lo porque o prazo esgotou ou porque o cliente estava pressionando.

4. Se envolver em atividades muito burocráticas e repetitivas quando sua tendência natural é mais dinâmica e você prefere ter diversidade de tarefas.

5. Ter que se policiar e “pisar em ovos” para ter conversas difíceis com pessoas mais emotivas, quando você é uma pessoa muito objetiva e geralmente vai direto ao ponto na tua forma de comunicar. 

6. Se envolver em um conflito em uma reunião, sendo você uma pessoa de perfil colaborativo e que faz de tudo para evitar uma discussão. 

Você se identificou com algum ponto destes mencionados? Passamos por situações semelhantes a estas todos os dias e nos adaptamos muito bem. Mas se a situação exige que nos adaptemos muito e por muito tempo, então isso pode refletir diretamente na nossa energia e a sensação de cansaço se instala.

Trabalhar, produzir, realizar tarefas cansa, mas é um cansaço diferente, né? 

Observe-se: estou precisando fazer adaptações? Essas adaptações são recorrentes, acontecem há muito tempo e são por longos períodos?

Conscientizar é o primeiro passo. Desenvolver habilidades é uma opção. Mas a necessidade de lidar com isso é uma realidade.


compartilhe