capa
Sheila Sampaio

O que pode estar faltando para o engajamento?

Um convite para avaliar as 3 dimensões do teu trabalho

publicidade

Engajamento virou palavra de ordem quando falamos sobre resultados organizacionais, produtividade e bem estar das pessoas nos ambientes de trabalho. E, infelizmente, não existe uma fórmula para que as pessoas se sintam envolvidas, conectadas e empenhadas com uma empresa ou um projeto.

Mas podemos dar dois passos atrás e analisar através das dimensões do trabalho que expectativas podem não estar sendo atingidas – as tuas ou as do teu time.

Para ser considerado trabalho, a atividade precisa, necessariamente, contemplar três dimensões para o humano:

1. Financeira: vivemos em uma sociedade capitalista e os boletos chegam. É com os recursos financeiros que mantemos nosso estilo e qualidade de vida. Além disso, esta dimensão também está relacionada ao reconhecimento às nossas entregas e resultados.

2. Pessoal: esta dimensão precisa suprir nossas necessidades de aprendizado, desafios, desenvolvimento e realização. É quando percebemos que podemos aplicar nossos talentos e sentimos orgulho pelo que fazemos. 

3. Social: aqui olhamos para a nossa contribuição para um mundo melhor. É quando precisamos nos sentir pertencentes a um projeto e ambiente saudáveis e produtivos, e queremos perceber nosso legado para as outras pessoas do time ou da empresa, para o projeto, para a organização como um todo ou mesmo para a sociedade ou o mundo.

Talvez não seja a forma como as pessoas se comunicam, as rotinas e processos ou o perfil do teu líder. Pode ser apenas umas das 3 importantes dimensões do trabalho que não esteja sendo preenchida de acordo com as tuas expectativas.

Você já tinha parado para analisar o teu trabalho desta forma?

É claro que o engajamento está ligado a muitos aspectos da nossa vida pessoal e profissional, mas esta análise pode te dar boas pistas de quais dimensões podem estar te impactando e onde existe potencial de ação e melhorias – tanto para você quanto para as pessoas do teu time.

por Sheila Sampaio

Sheila Sampaio é mestre em Gestão e Negócios e coach encantada pelas relações humanas. É consultora de empresas e escreve no Bella Mais sobre carreira e liderança. Também é sócia da AZM Câmbio .


compartilhe