Em diversas situações da nossa vida pedimos a opinião de outras pessoas. Às vezes para algo próximo e pessoal como a roupa que estamos vestindo, ou para algo mais profissional e impactante como o rumo da nossa carreira ou negócio.
Seja qual for a situação, quando pedimos a opinião de alguém, nossa mínima resposta possível é um agradecimento. Não importa qual seja a opinião recebida, no mínimo, diga “Obrigada”.
O pior que pode acontecer nesta situação é você responder discordando ou criticando a opinião que acabou de receber (e que foi você quem pediu, lembra?).
- Mesmo que eu não concorde com a opinião? Sim.
- Mesmo que eu não goste da opinião? Sim.
Porque não foi a pessoa que veio te oferecer a opinião dela, foi você quem pediu. E o risco que você corre ao discordar ou criticar é de que essa pessoa jamais volte a te dar uma opinião sincera novamente, afinal, por que ela iria correr o risco de ser contrariada ou criticada?
Veja este exemplo.
Você pede a opinião de um colega de trabalho a respeito de uma apresentação que acabou de fazer para o time:
Você: O que você achou da minha apresentação?
Colega: Eu gostei muito, parabéns. Mas acho que você poderia ter sido mais objetiva ao apresentar os resultados do mês, essa parte ficou cansativa.
Você: Mas nem pensar! Eu preciso detalhar os números! Como as pessoas vão entender se eu não fizer assim?!
Colega: -Ah, ok. Eu só quis ajudar.
O quanto este colega se sentirá à vontade e seguro para emitir uma opinião da próxima vez? Será que ele estará tão disposto assim a ajudar?
Vamos refazer esse diálogo?
Você: O que você achou da minha apresentação?
Colega: Eu gostei muito, parabéns. Mas acho que você poderia ter sido mais objetiva ao apresentar os resultados do mês, essa parte ficou cansativa.
Você: Ok. Muito obrigada.
Colega: Por nada. Sempre que precisar pode contar comigo.
Se foi você quem pediu a opinião e não gostou do que ouviu, a única resposta possível é o agradecimento. Depois você absorve o que te serve e descarta o que não serve. Assim você continua recebendo opiniões sinceras e preserva as relações.
E claro, se você gostou, valem elogios e manifestações calorosas. Tudo o que é positivo deve ser incentivado! Agradecer é o mínimo. Para o positivo não existe máximo.