capa
Sheila Sampaio

Que peso você põe sobre sua carreira?

Sheila Sampaio te convida a pensar sobre os pilares da sua vida e, claro, do trabalho

publicidade

Nossa carreira é diretamente influenciada pela nossa formação, cursos, especializações, experiências e networking – acredito que todos concordamos neste ponto. Mas quero te fazer um convite para pensarmos a influência do peso que nós mesmos colocamos sobre ela.

Imagine que a sua vida é uma mesa e que cada perna dessa mesa é representada por uma dimensão importante da sua vida. Vou usar como exemplo as dimensões da carreira, família e amizades. Logo, temos uma vida – mesa – de 3 pernas: uma pessoa que trabalha, é casada e tem filhos, e se relaciona em momentos de descontração com alguns amigos.

Essas 3 pernas (carreira, família e amizades - usadas no nosso exemplo) são os aspectos mais importantes da sua vida e, desta forma, as bases de sustentação das suas alegrias, realizações e sucessos. E, como a vida tem seus altos e baixos, em algum momento uma dessas dimensões (pernas da mesa) poderá estar instável: digamos que você não esteja podendo interagir com seus amigos o quanto gostaria, seja por falta de tempo ou limitações externas.

Com essa perna da mesa instável (as amizades), toda a sua energia se volta para as outras duas pernas (carreira e família), que passam a ter a responsabilidade de te sustentar, ou seja, irão suportar um peso ainda maior sobre as suas necessidades de alegria, realização e sucesso, até que a dimensão das amizades retome o seu ponto de equilíbrio novamente.

E quando uma das pernas fica abalada?

E se, ao mesmo tempo em que você não puder ter a dimensão das amizades satisfeita, houver um abalo também na área da família? Uma dificuldade no relacionamento com o cônjuge, por exemplo. Todo o peso se voltará para a perna da carreira.

Com a carreira recebendo toda a responsabilidade, tudo se torna mais intenso: um feedback negativo fica ainda mais difícil de digerir, uma cobrança de meta gera mais impacto no seu humor e uma discusão de ideias com um colega influencia a sua produtividade. Da mesma forma que você irá precisar ainda mais de reconhecimentos, elogios e valorizações.

Amplie suas bases

Essa dinâmica de peso pode ser invertida, por exemplo, com a insatisfação na carreira influenciando o peso da família e das amizades. Não temos como controlar todos os acontecimentos, mas podemos garantir bases melhor distribuídas para nos suportarem nos momentos em que mais precisamos.

Meu convite é para que você possa ampliar o número de pés da sua mesa.

- Que tal incluir um hobby (só por prazer)?

- E a prática de algum esporte (em grupo, talvez)?

- Quem sabe realizar um trabalho voluntário (no qual possa aplicar seus talentos)?

- Iniciar o estudo de algum tema do teu interesse (e que você vem adiando)?

- Uma expressão artística (pintura, tocar um instrumento, canto)?

Em uma mesa de 8 pernas, cada uma delas divide suas responsabilidades com as outras de forma mais leve do que na mesa de 3, certo?

Quando a percepção de que a sua carreira está pesada e difícil, verifique se não é você quem está colocando sobre ela toda a responsabilidade de sustentar a sua alegria, realização e sucesso. Ela deve contribuir, sim, mas não te sustentar sozinha. Não apenas porque seria injusto, mas porque seria praticamente impossível.

por Sheila Sampaio

Sheila Sampaio é mestre em Gestão e Negócios e coach encantada pelas relações humanas. É consultora de empresas e escreve no Bella Mais sobre carreira e liderança. Também é sócia da AZM Câmbio .


compartilhe