capa
Patricia Chiela

Não perca tempo, mas não tenha pressa

Aprendemos a respeitar o nosso tempo dando espaço para aquela voz dentro de nós que quase nunca encontra espaço para ser ouvida

publicidade

No mundo ideal, o plano precisa encontrar seu coração batendo forte, mas vamos combinar que esse é quase o estado da arte quando falamos de empreender. A realidade é que, assim como a felicidade, os períodos de total alinhamento entre razão e emoção quando se tem uma empresa, são raros. Logo chega uma urgência, alguém apresenta uma oportunidade imperdível ou estamos passando por algo que rouba a nossa energia. O tempo das coisas quase sempre não é o nosso, mas podemos aprender a enxergar o processo escutando o ritmo que desejamos dar para a nossa vida.

Para quem trabalha com planejamento estratégico, minha dica pode parecer um tanto contraditória, mas o fato é que nem sempre a resposta está na estratégia. A obrigação de sempre saber para onde estamos indo, inclusive, faz com que muitas vezes tomemos decisões precipitadas. Descobri sentindo na pele como empreendedora que em certos momentos temos apenas que manter estável o que já funciona e desenvolver a capacidade de deixar o tempo passar. Muitas respostas moram no caminho e a pressa em decidir pode atalhar a estrada para a saída errada.

Exercício de intuição

Ouvindo assim, parece que isso nada tem a ver com a empreendedorismo, mas se formos resgatar grandes empreendedores suas histórias são cheias de fatos inexplicáveis, saltos de fé e intuição, muitas vezes na contramão do que parecia o certo a ser feito.  Aprendemos a respeitar o nosso tempo dando espaço para aquela voz dentro de nós que quase nunca encontra espaço para ser ouvida. O dia a dia nos condiciona ao ritmo, a visão binária das coisas, ao “sim ou não”, quando na verdade tantas decisões precisam apenas fazer sentido para nós mesmos. Na minha jornada isso tem feito sentido e me ajuda a colocar a minha energia a serviço do planejamento, já que serei a executar qualquer ideia.

por Patricia Chiela

Patricia Chiela é mãe do Alvin, que, por sua vez, é o CEO da Chiela Estratégia de Negócios. Com foco e raciocínio rápido, ela ajuda empresas e empreendedores a encontrar a verdadeira importância da inovação e da estratégia. É idealizadora da CO.RE e escreve a cada 15 dias aqui no Bella Mais sobre empreendedorismo.


compartilhe