capa
Patricia Chiela

Antes de olhar para o futuro, honre a sua história

Não basta saber pra onde ir. É importante lembrar de onde você veio.

publicidade

Quase todos os empreendedores que eu atendo tem uma ansiedade grande sobre o futuro. Os próximos passos sempre ocupam grande parte dos pensamentos. Com o tempo descobri que ninguém sabe para onde está indo sem ter consciência de onde veio, do valor que já construiu e conquistou. E o principal: quando não nos apropriamos do tamanho e da força que já temos perdemos a dimensão real do hoje. Todos temos uma história, honrar esse caminho nos faz fortes para qualquer próximo passo, do contrário criamos uma sensação de vazio e corremos o risco de buscar essa força nos lugares errados.

Da mesma forma que as pessoas, as empresas precisam de um processo de autoconhecimento e de autoestima. Essa autoconsciência nos permite estar no presente, lidar com a realidade e tomar decisões mais seguras. Se ver, sentir e comportar do tamanho que temos, nos faz “vestir essa roupa” com orgulho para seguindo em frente. Aí sim, os objetivos de futuro são possíveis e cabem em uma linha do tempo. O tamanho da nossa potência no presente é o ponto de partida para o futuro desejado.

Algumas questões para te ajudar nessa análise, seja você um empreendedor individual ou tenha um pequeno negócio:

Passado:

- o que seguramente posso afirmar que sou?

- o que conquistamos de positivo até aqui?

Presente:

- O que ainda não fazemos tão bem?

- O que nos atrapalha a “chegar lá”?

- Quais pontos precisamos fortalecer?

Futuro?

- Onde queremos chegar?

- Como saberemos que chegamos lá?

Honre sua história, entenda o seu presente e planeje o seu futuro, a cada ciclo de estratégia repita esse processo. É no caminho que construímos quem somos, o resultado é apenas consequência. Refletir e recontar essa história nos permite enxergar a nossa própria evolução.

por Patricia Chiela

Patricia Chiela é mãe do Alvin, que, por sua vez, é o CEO da Chiela Estratégia de Negócios. Com foco e raciocínio rápido, ela ajuda empresas e empreendedores a encontrar a verdadeira importância da inovação e da estratégia. É idealizadora da CO.RE e escreve a cada 15 dias aqui no Bella Mais sobre empreendedorismo.


compartilhe