capa
Patricia Chiela

A grama do vizinho pode ser realmente mais verde que a sua

Se a comparação com a concorrência for inevitável, lembre-se que por trás de todo bom resultado tem muito esforço

publicidade

Com muita frequência clientes empreendedores comparam os seus resultados com os da concorrência. Assim como na vida, a grama do vizinho quase sempre parece mais verde. Mas vou dizer: muitas vezes ela é mesmo. Bem mais verde, cresce mais rápido, brilha e parece um tapete aos olhos de quem vê.

Agora, a minha questão aqui é: em primeiro lugar não se compare. Mas, se você chegou no momento da comparação, tente entender o que está por trás da grama que parece melhor do que a sua ao invés de estar frustrado por ela não crescer ou estar com uma aparência ruim.

Bons resultados têm muito esforço na base. O maior erro de quem empreende é enxergar empresas que dão certo, mirar nos mesmos resultados e não ter a mínima chance porque de longe faz o que precisa ser feito para atingir uma expectativa irreal de retorno. As coisas custam, precisam de investimento e chega uma hora que a evolução de qualquer empresa acontece unicamente se você empregar esforços diferentes do que vem fazendo. Se mantiver as coisas estáveis, sem criar nenhum fator novo, elas seguiram a tendência natural do seu fluxo, além de estarem suscetíveis aos fatores externos que não controlamos.

Uma grama bem verdinha, daquelas que paramos para admirar requer uma engrenagem que funcione para que seja assim. Meu conselho para quem quer ter um negócio ou sente que não sai do mesmo lugar é ter consciência do que é preciso fazer para que os resultados mudem. E vou dizer mais, chega uma hora onde precisamos colocar em jogo novos conhecimentos, profissionalizar o processo, elevar as condições da empresa para que os padrões se elevem. Comparar a nossa grama com a do vizinho que é mais verde e não compreender o que existe de diferente sendo feito entre elas é como correr uma maratona sem nunca ter caminhado algumas quadras e achar que é possível ganha de quem treina horas todos os dias.

Sonhe alto, se inspire nos melhores, mas na hora de traçar objetivos seja condizente com o que esforço real que está sendo empregado no seu negócio e busque entender as melhores práticas de mercado para que possa olhar para a sua grama e esperar que ela também seja cada vez mais verdinha e bonita.

por Patricia Chiela

Patricia Chiela é mãe do Alvin, que, por sua vez, é o CEO da Chiela Estratégia de Negócios. Com foco e raciocínio rápido, ela ajuda empresas e empreendedores a encontrar a verdadeira importância da inovação e da estratégia. É idealizadora da CO.RE e escreve a cada 15 dias aqui no Bella Mais sobre empreendedorismo.


compartilhe