capa
Patricia Chiela

Somente boa vontade não faz a empresa dar certo

Com a concorrência cada vez mais acirrada, o básico já não é mais suficiente

publicidade

Parece duro de ouvir, mas é isso mesmo. O mercado é cruel, talvez seja uma das primeiras coisas que tenhamos que entender quando pensamos em empreender. O nível de exigência e concorrência é muito alto, e o consumidor é exigente e tem um nível de comparação de experiências cada vez maior. Seu negócio pode ser pequeno, mas querendo ou não esse fator some quando o cliente avalia a sua satisfação com relação ao consumo. Inevitavelmente vai comparar com o que recebe quando compra de grandes marcas, que tem um poder de profissionalização enorme e são agressivas na hora de gerar valor ao consumidor.

Você gastou o que tinha para colocar um e-commerce no ar, foi suado e deu o seu melhor? Infelizmente isso não é suficiente para ele vender. Se não tiver uma navegação fácil, simples, entrega rápida e design atrativo com boas fotos de produto, descritivo completo dos itens e por aí vai, você vai enfrentar desafios e barreiras de venda. Gastou a sua reserva e montou uma loja, mas não sobrou verba para trabalhar redes sociais ou treinar vendedores? Pesquisas mostram que após uma primeira experiência ruim, mais de 80% dos clientes não retornam para uma nova compra. Você tem apenas uma chance de acertar. Pense em como você mesmo age quando vai fazer uma compra, no que avalia, etc. Pode até ser que você queira dar uma força para uma amiga que inaugurou sua empresa recentemente, mas isso não será suficiente para que siga comprando se a entrega não for boa e a experiência positiva.

Meu conselho é, antes de tudo, entender o que faz um negócio como o seu dar certo, de forma imparcial, sem confundir esforço com desempenho. Isso vai te ajudar a entender onde você deve empregar energia e esforço para que foque nas coisas certas, que farão a diferença para o cliente e não para você. Isso também ajuda a ter expectativas reais sobre o retorno do que está sendo feito. Por trás do que está dando certo existe um processo enorme e custoso que, muitas vezes, não imaginamos e subestimamos esperando que fazendo menos tenhamos resultados semelhantes. Coloque os pés no chão e faça a sua boa vontade trabalhar a favor do seu plano. Avante!   

por Patricia Chiela

Patricia Chiela é mãe do Alvin, que, por sua vez, é o CEO da Chiela Estratégia de Negócios. Com foco e raciocínio rápido, ela ajuda empresas e empreendedores a encontrar a verdadeira importância da inovação e da estratégia. É idealizadora da CO.RE e escreve a cada 15 dias aqui no Bella Mais sobre empreendedorismo.


compartilhe