capa
Patricia Chiela

5 dicas para descobrir se a sua ideia de negócio é boa

Nem sempre aquela sacada que você teve é certeza de sucesso

publicidade

Todos que desejam empreender começam essa jornada com uma ideia. Por melhor que ela seja, ela realmente tem pouco ou nenhum valor se você não partir para a etapa de execução. Mas como saber se vale a pena investir tempo, dinheiro e energia e uma ideia? 

Listei abaixo alguns pontos para te ajudar nesse processo:

1 – Inverta a lógica do pensamento. Pense como o consumidor dessa ideia e se pergunte: que problema ela resolve e que valor ela gera? Se ficar muito difícil de responder, é um indício de que existe um problema. Se você conseguir definir um pouco mais o seu público, vale a pena escutar as pessoas que são potenciais compradoras e coletar a percepção. 

2 – Alguém pagaria por ela? As pessoas podem responder que a ideia é boa, entusiasmadas com o seu projeto. Mas, muita calma nessa hora que isso não é tudo. Tente entender se a ideia tem valor o suficiente para que as pessoas paguem para consumir por ela. Seja um produto ou serviço, ele precisa realmente entregar algo diferente para que as pessoas estejam dispostas a investir seu dinheiro. Empolgação não paga a conta.

3 – Investigue quem já faz algo similar, parecido ou igual ao que você deseja lançar. Se encontrar referências, tente contato, aprenda com quem já está no mercado. É uma excelente forma de encurtar caminhos. O mesmo vale para mapear quem encerrou atividades com negócios semelhantes. Os motivos de sucesso e insucesso são sempre pistas.

4 – Tenha clareza do que é preciso para executar a ideia sem sacrificar o que a torna boa. Muitas vezes a ideia é boa, mas se você não tiver o investimento necessário pode ter que abrir mão do que faz com que as pessoas percebam o valor. Dimensione os custos para que ela seja viável justamente do jeito necessário para que seja boa.

5 – Teste com pouco investimento. Crie uma forma de experimentar a sua ideia sem precisar investir todo o dinheiro e esforço para uma operação real oficial. Ou seja, se você vai vender alimentos, faça amostrar e colete percepções. Se vai lançar um serviço, ofereça a preço de custo para entender o valor e o formato, se vai vender cursos, faça um primeiro experimental. Testes com pequenas amostras nos dão pistas importantes sobre o potencial de uma ideia.

Todo negócio envolve riscos, essas são dicas que podem ajudar a dimensionar o seu movimento e trazer mais clareza sobre o potencial do seu negócio. Dá trabalho, mas a execução também vai dar. Vale a pena essa etapa de investigar antes de investir sua total energia em algo no escuro. Boa sorte.

por Patricia Chiela

Patricia Chiela é mãe do Alvin, que, por sua vez, é o CEO da Chiela Estratégia de Negócios. Com foco e raciocínio rápido, ela ajuda empresas e empreendedores a encontrar a verdadeira importância da inovação e da estratégia. É idealizadora da CO.RE e escreve a cada 15 dias aqui no Bella Mais sobre empreendedorismo.


compartilhe