capa
Patricia Chiela

Como vai o seu atendimento?

Cada vez mais as empresas precisam estar preocupadas com os canais de comunicação com seus clientes, o pós venda e o relacionamento com o consumidor

publicidade

Uma das coisas que todos os empreendedores precisam monitorar é a qualidade do atendimento que prestam aos seus clientes. De nada adianta uma linda propaganda se na hora que o cliente entrar em contato a sua empresa falhar.

Vamos pensar em uma jornada de compra, onde o cliente busca informações, contata sua marca, deseja comprar e receber o produto. Percebe que tudo envolve atendimento e relacionamento com seu consumidor?

Procura por informações:

Deixe todas as informações sobre seu produto ou serviço fáceis e disponíveis. Não importa onde, o cliente precisa entender o máximo possível sobre o que você faz ou entrega sozinho, sem a ajuda de uma pessoa ou sem precisar entrar em contato. Isso facilita muito a primeira impressão. 

Quer contatar a empresa:

Responda, não importa o canal. Nunca deixe o seu cliente sem informação e não dê trabalho a ele. Exemplo: pedir que ela envie uma nova mensagem por outro meio de contato ou pedir que mande email quando entrou em contato pelo Instagram. Mantenha ele no canal de origem até o momento oportuno e faça o trabalho por ela, jamais peça que ele trabalhe por você. Facilite.

Deseja comprar:

Pense em soluções. Se você não tem o produto que o consumidor deseja, pense se existe um substituto ou similar que poderia resolver o problema dele. O não nunca é uma boa resposta. Se realmente não tiver outra opção, pegue o contato e avise o cliente quando o produto chegar. Se tiver um prazo para o recebimento, deixe-o informado dessa possibilidade.

Ao receber o produto:

Cuide da embalagem, cuide o carinho que vai junto com a sua entrega. Principalmente quando o cliente compra pelos meios digitais, o momento da entrega é onde muito da experiência se materializa. Pense sempre em como você pode gerar valor nesse momento, como tornar ele “instagramável” e levar a sua promessa de valor ao cliente.

Todos queremos ser bem atendidos e em um mundo onde quase toda a oferta é semelhante, conseguir se diferenciar pela forma que você acolhe seu cliente, pode ser determinante na avaliação positiva ou negativa. Uma dica final, se você tem equipe, é fazer processos frequentes de cliente oculto com a sua equipe, avaliando se o atendimento que está recebendo como cliente da sua própria empresa é o que gostaria de entregar. Mude de lado e avalie.

por Patricia Chiela

Patricia Chiela é mãe do Alvin, que, por sua vez, é o CEO da Chiela Estratégia de Negócios. Com foco e raciocínio rápido, ela ajuda empresas e empreendedores a encontrar a verdadeira importância da inovação e da estratégia. É idealizadora da CO.RE e escreve a cada 15 dias aqui no Bella Mais sobre empreendedorismo.


compartilhe