Como testar uma ideia nova?
Apostar em protótipo e seguir um checklist com pontos a avaliar estão entre as dicas de Patricia Chiela
publicidade
O papel aceita tudo, mas nenhum plano sobrevive aos primeiros clientes. É preciso colocar para rodar.
Uma das exigências para os negócios nos dias de hoje é não parar de surpreender o cliente. Não se pode passar muito tempo oferecendo as mesmas coisas, independente do que você vende. Dentro desse processo, o conceito de protótipo pode ajudar a experimentar uma ideia sem comprometer seu posicionamento, orçamento ou tempo investido.
Listo abaixo algumas sugestões de como aplicar esse processo na prática:
- Defina o seu MVP, ou, ‘Mínimo Produto Viável’: o que é necessário com o mínimo de investimento e máximo de resultado para testar com um grupo de pessoas se a sua ideia tem futuro? Faça essa lista e coloque em prática um projeto piloto dela para ver se tem chance de render quando tiver mais alcance.
- Apresente o projeto para um grupo de clientes: escolha clientes que já consomem da sua empresa e questione-os sobre a sua ideia. Peça que sejam sinceros e colete todas as percepções de forma neutra, sem tomar partido, de mente e coração abertos para escutar.
- Ofereça a solução como edição limitada: comercialize a sua ideia como uma ação isolada e sinta a adesão.
Checklist mental de pontos importantes de avaliar antes de fazer qualquer uma das ações acima:
1 – a ideia reforça o posicionamento do meu negócio?
2 – porque as pessoas pagariam por ela?
3 – o que ela oferece diferente das outras opções?
4 – possui alto risco, ou seja, preciso investir muito para saber se dará certo? É necessário, por exemplo, comprar equipamentos, tecnologias, etc?
5 – qual o problema/desejo que ela resolve?
Indo aos poucos, você consegue dimensionar o risco e investir na ideia conforme sente os resultados. Testar te ajuda a não tomar decisões precipitadas e nem perder tempo, dinheiro e energia em algo que não se mostrou com o potencial imaginado.