capa
Patricia Chiela

O mundo VUCA é uma desculpa para a desordem do seu negócio?

Um mundo de Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade (VUCA) está aí e você precisa entendê-lo para avançar nos negócios

publicidade

Já faz tempo que definimos o momento como vivemos como mundo VUCA – um mundo de Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. É preciso ter cuidado para não entrar nas ondas do “está confuso para todo mundo” ou “ninguém está entendendo mesmo o que acontece hoje em dia”. Foque na sua empresa, leia e mergulhe fundo nas informações que te ajudam a identificar movimentos oportunos para o seu negócio. Dá mais trabalho, exige mais da gente, mas é aí que moram algumas possíveis certezas.

A sua empresa precisa aprender e fazer gestão de conhecimento com base nas experiências que tem. Então, dimensionar o objetivo e mensurar os resultados assume um papel determinante para que algum tipo de lógica seja instituída dentro do tal “mundo VUCA”.

Dessa forma, listo ações concretas que podem te ajudar a encontrar respostas com base na rua realidade.

- Registre tudo. Cada resposta ou ação dos seus clientes sobre suas ofertas e produtos. Tudo o que você conseguir tabular ou mensurar vira insumo para tomar decisões de futuro. Não baseie as suas decisões com base na realidade dos outros negócios. Aprenda a entender qual é a sua.
- Reavalie seu público de tempos em tempos. As pessoas mudaram muito a forma de consumir, de se cuidar, a alimentação, etc. Tudo sofreu impacto. O que ontem era a visão do seu público, hoje pode já não ser mais. Se questione.
- Entende o que está por trás dos números da sua empresa. O que vendeu, quando, para quem? Coloque isso em um mapa e refaça fotografias constantes sobre recortes do mês ou da quinzena ou semana.
- Seja stalker do seu próprio perfil. Veja quem curtiu, quem reagiu, quem interagiu mais ou menos, que horas, vá além dos relatórios prontos das redes. Investigue e teste novas alternativas.

O fato é que, sim, é nesse mundo que vamos ter que construir negócios. A questão aqui é encontrar a sua ordem no caos, criar as suas pistas e evidências para algum tipo de planejamento dentro de um cenário que muda tanto e por horas nos atropela como empreendedores.

por Patricia Chiela

Patricia Chiela é mãe do Alvin, que, por sua vez, é o CEO da Chiela Estratégia de Negócios. Com foco e raciocínio rápido, ela ajuda empresas e empreendedores a encontrar a verdadeira importância da inovação e da estratégia. É idealizadora da CO.RE e escreve a cada 15 dias aqui no Bella Mais sobre empreendedorismo.


compartilhe