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Patricia Chiela

Cuca Maluca da Mimi: 5 meses, 1.500 cucas vendidas

Patricia Chiela traz a história da Michele que, de depiladora e manicure, virou empreendedora para sobreviver na pandemia

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Empreender é uma forma de ver as coisas.

Conheço a Michele Rodrigues há mais de 10 anos, é minha depiladora e manicure e, com o tempo, se tornou amiga, mas mais do que tudo, é uma das pessoas que conheço e mais admiro. A história dela, que não vem ao caso aqui e ela mesma nunca enxergou com uma muleta para reclamar do que faltou na vida, poderia ser suficiente para estar parada, sem ação. Ela é uma daquelas pessoas iluminadas, para quem não tem ruim. Muitas vezes durante a minha vida ela me deu uma vacina de ânimo e exemplo e na pandemia não foi diferente. Todos precisamos de alguém para nos lembrar que os sonhos são possíveis, ela é uma dessas pessoas para mim.

Bom, o fato é que a Mi tem uma profissão oficial, que é atender em um salão, mas na pandemia isso foi bastante afetado. Ela correu atrás: passeou com cachorro, foi leva e traz de documentos e fez supermercado para quem não podia sair de casa, e finalmente, colocou a habilidade na cozinha para dar dinheiro. Começou vendendo uma fornada de cuca e em 5 meses chegou a vender 1.500 unidades. Essa brincadeira que hoje virou oficialmente um negócio chamado Cuca Maluca da Mimi, iniciou em setembro de 2020, de lá para cá a Mi fez tudo que um planejamento manda, da melhoria de produto passando pela inovação até o marketing. Ela não sabe, mas executou mil vezes melhor do que tantos outros que já passaram por mim com condições e recursos totais de fazer acontecer. Ela tem uma coisa que poucos vem de fábrica: olhar de oportunidade e dedicação total em tudo que faz. Isso coloca ela na frente de quem tem dinheiro para comprar o melhor forno do mundo. Entende?

Segundo a Mi, “Não podemos nos deter e nem nos fixar nas dificuldades. Se fizermos isso não conseguiremos nada. Dificuldades vêm, mas se direcionarmos nossa energia em fazer algo,  qualquer coisa, (qualquer coisa mesmo!) tudo dá certo”, ainda finaliza “tenha ação e tudo vem naturalmente.”

Entenda um pouco do passo a passo do processo da Mi:

- Fez as primeiras cucas e vendeu. No fogão da sua casa mesmo, na maioria das vezes no horário que tinha, de noite, virando madrugada. Ela fez. Portanto, faça o melhor que der com o que você tem e de onde estiver.
- Percebeu que o produto tinha aceitação. Entendeu que poderia vender para mais pessoas, em mercados e realizar ações em parques.
- Investiu em embalagem, qualificou as informações do produto, criou um logotipo e Instagram. Tudo ela, zero investimento.
- Ampliou a linha de produtos (hoje tem dia tem cuca de vários sabores e ainda tem as edições especiais comemorativas), além da versão individual que ela apelidou de “baby”. Ou seja, expandiu e diversificou produto.
- Ela anda sempre com uma cuca fresquinha com ela, já que nunca se sabe a hora de vender. Já vendeu até abastecendo o carro em posto de gasolina. Não tem lugar, falou da cuca, ela tem à pronta entrega.
- Reinvestiu em equipamentos, profissionalizou algumas coisas da produção e (pasmem!) comprou o Fusca da Cuca Maluca, que desfila por aí com som e tudo vendendo cuca. Confere a Mi abaixo na sua Cuca no Fusca. Demais, né?

Ah, com tudo isso a Mi ainda concluiu a formação dela de podóloga durante a pandemia e segue fazendo alguns atendimentos à domicílio. Também tem dois filhos, um marido e um cachorro. É daquelas pessoas que nos lembram que a vida é uma só, que não teremos a oportunidade de fazer duas vezes algumas coisas e que o tempo pede que a gente seja feliz e corra atrás do que merece.

Segundo ela, “não podemos nunca parar, pois o tempo não para e se algum dia se pretende ter algo na vida, temos que ir atrás.”

Temos um ano todo pela frente, que nos dias difíceis a gente lembre de exemplos como esse da Mi. Eu agradeço muito por ter ela perto, ela acha que eu ajudo ela, mal sabe que é ela quem em muitas vezes salvou meu dia e me fez lembrar que é preciso ir em frente da melhor maneira.

Quer conhecer a Cuca Maluca da Mimi? Vai no Instagram e aproveita: são maravilhosas!

por Patricia Chiela

Patricia Chiela é mãe do Alvin, que, por sua vez, é o CEO da Chiela Estratégia de Negócios. Com foco e raciocínio rápido, ela ajuda empresas e empreendedores a encontrar a verdadeira importância da inovação e da estratégia. É idealizadora da CO.RE e escreve a cada 15 dias aqui no Bella Mais sobre empreendedorismo.


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