Olhe menos para o lado e mais para dentro de você
Patricia Chiela lembra que ter referências e inspirações nos negócios é importante mas que você precisa olhar para dentro também
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Pensar com a própria cabeça talvez seja uma das coisas difíceis de se fazer nos dias de hoje. É pegar o celular e já tem quem te diga o que fazer, o que é certo ou errado. Para quem tem um negócio não é muito diferente, tem mil modelos para seguir, fórmulas de sucesso, caminhos que alguém percorreu para chegar aonde todo mundo quer. Mas eu percebo que mais do que nunca o desafio é criar o nosso modelo, olhar menos para o lado, mais para dentro. Quando uma conversa com cliente começa cheia de referências vindas de fora – do concorrente, do vizinho, do amigo, etc – sei que o buraco é mais embaixo.
Quem cria algo precisa olhar para fora, sim, mas porque não dá para viver míope. Temos que buscar fora bons insights, falar com público, entender do mercado, isso é óbvio e questão de sobrevivência. Mas não para entender por onde ir copiando modelos porque essa resposta quase sempre está na sua própria identidade de negócio. A sua empresa precisa encontrar nela essa resposta.
A pergunta é simples: qual a chance do seu negócio fazer algo muito legal ou inovador baseando-se no que os outros já estão fazendo? Daqui nascem aquelas empresas que estão sempre em ameaça, com medo de alguém chegar mais perto, escondendo ideias, correndo atrás sem fôlego do que os outros estão fazendo. Desenvolvendo uma cultura de escassez que nunca dará bons frutos. Essência é a única coisa que ninguém copia. O que vem de dentro cria a verdadeira barreira de mercado e sim, é bem mais desafiador e por vezes exaustivo, mas gera muito mais valor quando chegamos em algo legítimo, que venha da nossa forma de ver o mundo. Esqueça os outros, concentre-se em encontrar as respostas para o futuro em você.