capa
Patricia Chiela

Quando você empreende, o tempo é seu

A dificuldade em fazer a gestão do tempo (inclusive o livre) é o assunto da coluna de Patricia Chiela

publicidade

Uma das coisas que a gente ouve falar quando decide empreender é que precisa "fazer gestão do tempo". Teve uma época que eu achei que isso fosse sinônimo de conseguir encaixar o máximo de compromissos possíveis dentro de um dia, de um turno ou de uma semana. Vagou um horário? Já pensava logo no que poderia encaixar no lugar. Sempre tem gente pedindo um café, querendo “reunião conselho” ou bater um “papo consultoria”. Espaço vago era tempo perdido. Aqui entram uma série de questões: a dificuldade de dizer não, a sensação de que preciso ajudar o outro, a ideia de que precisava estar disponível para todos os pedidos sem distinção. Demora para entender que a gente tem que se colocar na agenda e que no final das contas o nosso tempo é uma das poucas coisas que temos realmente controle.
E que se alguém desmarcar um horário de 3 horas e se não tiver realmente nada urgente é um baita ganho esse tempo livre, seja para ler um livro em plena segunda, caminhar em uma manhã sem culpa ou simplesmente tomar um café com nós mesmas. Normalmente a urgência que enxergamos é a nossa ansiedade nos impedindo de respirar.
A vida precisa te encontrar disponível, aberta, precisa de espaço para te sugerir coisas diferentes que a rotina muitas vezes não deixa a gente ver. Hoje eu tenho tranquilidade para responder que "não tenho tempo" porque vou estar lendo, vou pesquisar algo que me interessa, vou estudar, vou olhar o sol, vou passear, vou fazer nada. Vou fazer o que bem entender. O tempo é nosso, é precioso, temos que aprender que a verdadeira "gestão" talvez seja compreender pelo que vale a pena abrir espaço e por quem vale a pena deixar a nossa vida de lado para dar nossa energia e dedicação.

por Patricia Chiela

Patricia Chiela é mãe do Alvin, que, por sua vez, é o CEO da Chiela Estratégia de Negócios. Com foco e raciocínio rápido, ela ajuda empresas e empreendedores a encontrar a verdadeira importância da inovação e da estratégia. É idealizadora da CO.RE e escreve a cada 15 dias aqui no Bella Mais sobre empreendedorismo.


compartilhe