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Patricia Chiela

Não há bom resultado para quem não sabe aonde quer chegar

Em sua coluna, Patricia Chiela trata da importância de se traçar um plano quando se empreende

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Quando um negócio nasce sem noção do que deseja qualquer resultado serve. Por mais clichê que essa frase seja, ela é muito verdadeira quando falamos de empreendedorismo. Ter clareza dos seus objetivos como negócio é fundamental para saber o quão perto está do próximo passo ou próximo nível. Imagine metas ou objetivos como marcadores que tornam possível mensurar a evolução, o crescimento e os esforços. Uma empresa ser estratégia quase sempre é parte da estratégia de outro concorrente e será levada pelo seu mercado. Ter um plano é a garantia que você está concentrando esforços orientados para onde deseja chegar. Estratégia é basicamente fazer hoje aquilo que nos aproxima do futuro desejado.

Final do ano é sempre um bom momento para começar a planejar os próximos passos. Listo abaixo algumas perguntas que podem auxiliar na construção dos objetivos para o próximo ano da sua empresa.

Só é possível pensar no futuro entendendo onde se está.

Na prática, faça uma fotografia da empresa organizada em quadrantes: o que a empresa tem de potencial, o que precisa melhorar, oportunidades que enxerga no mercado e desafios que o segmento ou o cenário apresenta. As fragilidades e potencialidades são aquilo que você controla, as oportunidades e desafios aquilo que o contexto apresenta.

Posicionamento de negócio é vital

Feita a fotografia do hoje, tenha em mente o seu objetivo de Posicionamento, ou seja, o espaço credível e incontestável que a sua empresa deseja ocupar no mercado, respondendo a perguntas como: como quero que as pessoas lembrem da minha empresa? Qual o espaço que ela deve ocupar na cabeça das pessoas? Posicionamento orienta promessa e entrega, a comunicação e toda a operação do produto. Ele se refere ao valor que a sua empresa entrega pensando em toda a experiência das pessoas com ela.

Construa a visão da sua empresa

Avance para a construção da Visão da empresa, que define onde ela deseja chegar em termos de objetivo de futuro. Se possível pense na Visão de curto, médio e longo prazos em horizontes de 2 anos, 1 ano e 6 meses. Isso ajuda a tornar os Objetivos mais próximos da ação. Objetivos precisam ser mensuráveis, atingíveis e concretos.

Metas, metas e mais metas

Agora, pense nas Metas, que são os marcadores que vão garantir que você irá chegar em cada um dos Objetivos estipulados. Aqui vale pensar tanto nas metas externas, que tem relação com o desempenho de mercado, quando as internas que tratam de melhorias de processos, produtos, pessoas ou serviços. Metas serão os “Resultados-chave” para chegar nos objetivos. Pense nelas como degraus necessários e coloque cada um dos Objetivos no topo.

Crie indicadores para avaliar sua jornada empreendedora 

Agora, defina critérios que te ajudem a mensurar esse avanço, eles serão os Indicadores que te ajudarão a entender o quanto você e sua empresa avançaram. Junto com isso, se você tem equipe, defina o papel e responsabilidade de cada pessoa ou área dentro do Planejamento.

Revise seus planos

Crie um processo claro e revise seu plano mensalmente. A cada trimestre tente fazer uma avaliação mais profunda e “recalcule a rota” se necessário.

Ter um plano é fundamental não só para organizar o empenho e a energia da sua empresa, mas para conseguir criar um histórico que permita compreender os resultados do hoje. Não se pode gerenciar algo que não se mensura.

por Patricia Chiela

Patricia Chiela é mãe do Alvin, que, por sua vez, é o CEO da Chiela Estratégia de Negócios. Com foco e raciocínio rápido, ela ajuda empresas e empreendedores a encontrar a verdadeira importância da inovação e da estratégia. É idealizadora da CO.RE e escreve a cada 15 dias aqui no Bella Mais sobre empreendedorismo.


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