capa
Laura Gluer

Roteiro de delícias pelo sul da França

Cinema, poesia e café são as dicas de Laura Gluer

publicidade

Uma viagem de Cannes a Paris, na França, passando pela Costa Azul e chegando até a cidade-luz. Quem não amaria fazer esse trajeto? Pois essas paisagens muito românticas serão o cenário para a edição de setembro do Mesa de Cinema, que tem como inspiração o filme Paris Pode Esperar. São Paulo, Porto Alegre, Vale do Sinos, Gramado, Canela e São Francisco de Paula são as localidades que integram a rota do evento, que acontece no próximo dia 25, com debate on-line sobre a comédia romântica de Eleanor Coppola, e sabores típicos do sul da França.

As reservas podem ser feitas de forma antecipada até o dia 22, com valores promocionais até hoje. No debate sobre o filme, a jornalista Rejane Martins, idealizadora do evento, recebe o poeta Fabrício Carpinejar e a chef Julia Fernandes, além do crítico de cinema Roger Lerina.  O encontro acontece ao vivo, às 19h, pelo YouTube Mesa de Cinema https://www.youtube.com/c/mesadecinema.

Três chefs mulheres foram escaladas para criar menus inspirados no filme com delícias que chegam até o endereço de cada participante. Direto do Suzanne Marie, um dos mais respeitados redutos da culinária francesa em Porto Alegre, a chef Julia Fernandes assina o menu da capital gaúcha e do Vale do Sinos. Na serra, Arika Messa, grande nome da culinária local, vai levar suas maravilhas para Gramado, Canela e São Francisco de Paula e para os hóspedes da Pousada La Vista que têm a opção do jantar presencial no bistrô da casa.  E em São Paulo, teremos menu carregado pelo talento de Mari Valentini, que já passou pelo Carlota e foi apresentadora do programa Cozinha Caseira da Fox.  

Link para compra: https://www.sympla.com.br/o-sul-da-franca-a-mesa-paris-pode-esperar__1334070

Café e arte junto à Redenção

Cafés especiais de alta qualidade, sanduíches e releituras de doces clássicos junto a um espaço aconchegante e repleto de arte e cultura. Esse é o Café Porto Farrô, que recentemente abriu suas portas ao público, na Rua Vieira de Castro, 156, bem pertinho do Parque da Redenção. Os cinco ambientes da casa propiciam às pessoas viver bons momentos em confortáveis sofás e poltronas, ou até mesmo trabalhar no silêncio harmônico do coworking que o local também oferece. O Farrô ainda tem mesinhas ao ar livre, espaço para eventos, exposições artísticas e obras interativas.

O café especial é o protagonista no Farrô. Reúne os clássicos cafés espressos, com leite e cremosos, além de métodos coados e outras variações dessa bebida tão amada. Mulheres da gastronomia porto-alegrense foram convidadas para assinar algumas receitas, fazendo releitura de sabores tradicionais da cidade, mas com roupagem moderna e descolada. Dentre as convidadas estão Fabiana Sasi, Tati Forster e a Chef Ju Corrêa. Uma das novidades é o cheesecake de ambrosia, que faz a junção de dois doces em uma só combinação. Degustá-lo com café quentinho cai como uma luva a qualquer hora do dia. A casa ainda dispõe de cervejas artesanais e drinks à base de café. A casa também abriga uma galeria de arte, com exposições temporárias, obras interativas e homenagens a Luís Fernando Veríssimo, Moacyr Scliar, Oliveira Silveira e Martha Medeiros, além de livros sobre Porto Alegre.

Café e arquitetura para curtir o pôr-do-sol

O Café Platô dos Vagalumes é um dos destaques da Mostra EliteDesign, um dos maiores eventos de arquitetura e design do RS, que abriu para visitação no último dia 10. O café, assinado pelo arquiteto Endriw Ávila, é um dos ambientes funcionais da mostra, servindo aos visitantes cafés, drinks e pratos assinados pela Chef Cris Bertolazzi. O ambiente tem uma grande sacada com vista para o Guaíba, que proporciona a contemplação do mais famoso cartão-postal de Porto Alegre e seu incomparável pôr-do-sol, em uma referência aos vagalumes que surgem no anoitecer.

A Mostra EliteDesign segue até 7 de novembro na sede do GPA, clube de remo mais antigo do Brasil, na beira do Guaíba, com 44 ambientes decorados por mais de 70 profissionais que atuam entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Irlanda. As visitações podem ser feitas de terça a sexta, das 14h às 21h, e nos sábados, domingos e feriados das 12h às 21h. O acesso é controlado e os organizadores garantem rigorosos protocolos de sanitização de todos os ambientes.


compartilhe