capa
Laura Gluer

Iniciativas sustentáveis e que resgatam a cultura

Compostagem de embalagens e alimentos ajuda a diminuir desperdícios

publicidade

Nesta semana, valorizamos as boas iniciativas que resgatam a cultura brasileira e levam diferentes sabores para a mesa, como o bolo de rolo trazido pela administradora Marlene Alves da Silva, com a receita típica deste patrimônio pernambucano. E também o projeto de horta e compostagem do curso de Gastronomia do Senac Porto Alegre. Marcas também estão apostando na sustentabilidade, como a Panas & Co, que também aderiu à compostagem de suas embalagens.

Bolo de rolo com a receita original pernambucana

A pernambucana Marlene Alves da Silva se mudou para Porto Alegre em 2013, para cursar Administração na UFRGS. Trouxe de casa a receita do bolo de rolo, doce reconhecido como patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco.

Mesmo atuando como especialista nas áreas de auditoria e compliance, continuou fazendo este doce típico e hoje distribui para Porto Alegre, interior e também para outros estados e países. Ela costuma dizer que distribui felicidade em forma de rolo e leva um pouco de sua cultura natal para cada pessoa que encomenda o doce.  Encomendas pelo instagram: @boloderolopoa ou direto no whats 51.98463-1039

Gastronomia Senac planta seus próprios temperos e hortaliças

Com o apoio da coordenação dos cursos de gastronomia e dos alunos, o chef e docente da Faculdade Senac de Porto Alegre, Leonardo Cruz, criou o projeto Corpo Mente Ambiente (CMA). Como ponto de partida foi criada uma horta com compostagem, no estacionamento da faculdade, onde foram plantados temperos usados nas aulas, como salsa, alecrim e coentro. Além disso, com esse novo espaço, estudantes e professores podem utilizar "restos" de alimentos como adubo, pensando e utilizando os ingredientes na sua totalidade. Então o que antes seria jogado fora, agora irá ajudar no cultivo de outros comestíveis.

O segundo passo do projeto será cultivar variedades não muito comuns como, por exemplo, as PANCS – Plantas Alimentícias Não Convencionais – como capuchinha, Ora Pro Nobis, etc. "O resíduo do que produzimos na cozinha não deve ser o fim, mas o início do nosso processo. É preciso dar nova vida ao residual e o que não "vira" prato, vai para a compostagem", afirma o professor Leonardo. 

Para a montagem da horta e da composteira, foram reutilizados galões de óleo vazios e arrecadados em vários restaurantes da cidade. "Quem lida com alimentos deve estar atento a todo o processo, dar nova vida para o que antes tinha como destino o lixo. Entregar um prato bonito e gostoso é básico para todo o cozinheiro, mas também é preciso ter consciência ambiental e social”, complementa o professor.

Os alunos já aprovaram a iniciativa. A aluna Kelly Skuratowski disse que transformou sua maneira de ver a cozinha, aprendendo a fazer o descarte consciente e evitando o desperdício na hora de manipular os alimentos. “Isso deveria ser o princípio básico nas cozinhas do mundo", comenta a aluna. 

Empanadas com embalagem compostável em novo sabor chocolate

A Panas & Co está lançando um novo e irresistível sabor de empanadas argentinas: chocolate ao leite com cacau. O novo sabor complementa a linha de empanadas que tem proposta sustentável. Todas as embalagens são compostáveis e, depois de usadas, são trituradas e colocadas para adubar a horta dos orgânicos usados como insumos. Encomendas no instagram @panas_e_co ou direto no whats 51 98168-7612

por Laura Gluer

Laura Glüer é jornalista, executiva no mercado da comunicação corporativa e professora universitária. Mãe da Sophia e namorada do Alexandre. Ama conhecer cafeterias e aprender mais sobre a bebida. Coffee lover assumida, comanda o Café Combustível e escreve quinzenalmente no Bella Mais.


compartilhe