capa
Laura Gluer

Venda de pratos especiais será revertida para jovens deficientes

Poesia no centro histórico e solidariedade promovendo a inclusão

Restaurantes gaúchos terão prato especial com renda repassada a instituto

publicidade

Nesta semana, trazemos dois cafés que tem na literatura fonte importante de inspiração. Ambos estão no Centro Histórico, região da cidade que passará por uma grande revitalização para a comemoração dos 250 anos da capital.

Também divulgamos uma iniciativa solidária de restaurantes de todo país, liderada pelo chef Marcos Livi – só no RS são 59 estabelecimentos participando do projeto que contribui para a causa das pessoas com deficiência.

Novo ponto de cafés especiais na CCMQ

LuciaMaria é a nova opção de cafés especiais no Centro Histórico, localizada na travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana. O novo ponto oferece cafés de origem e nanolotes especiais de diferentes regiões do país em vários métodos de preparo, para consumo no local ou take away, tendo como proposta estimular a sustentabilidade, com uso de equipamentos e materiais recicláveis. Uma ótima pedida para quem vai assistir um filme na Cinemateca Paulo Amorim, conferir os lançamentos da Livraria Taverna ou mesmo só passear na linda morada do poeta.

 

Senhor Gabo em nova fase

Inspirado na obra de Gabriel Garcia Marques, o simpático café da Riachuelo (em frente à Biblioteca Pública) encontra-se em nova fase, assumido por um casal de Novo Hamburgo que já tinha a casa de bolos Dona do Pedaço. A ideia é unir bolos deliciosos, café e a boa literatura do Senhor Gabo em um único ambiente. Vale conferir.

Restaurantes gaúchos unidos na Semana da Pessoa com Deficiência

Um grupo de restaurantes gaúchos participa de 21 a 28 de agosto da 5ª edição do projeto Temperos Especiais, criado pelo chef Marcos Livi. Na Semana da Pessoa com Deficiência, cada restaurante elegerá um prato de seu cardápio e a cada venda realizada R$ 5 são revertidos para o Pertence, instituto social porto-alegrense que desenvolve diversas atividades a fim de promover a socialização de jovens com deficiência cognitiva, física, sensorial ou intelectual, estimulando-os a vencer as barreiras do dia a dia e promovendo a inclusão.  

O valor arrecadado será utilizado para cobrir os custos do projeto que totalizam R$150.000,00, incluindo a realização de oficinas de culinária para PCDs de todo o Brasil em 2022. O saldo restante, se houver, será revertido para outros projetos sociais do Pertence.  Já são 91 restaurantes participantes em todo país, distribuídos em 11 estados, sendo 24 cidades contempladas. A meta é ultrapassar os 100 estabelecimentos e espalhar a ação pelas 27 unidades federativas. A campanha vale tanto para o consumo local quanto para o delivery. Consulte os restauranresparticipantes no site do projeto https://clubesocialpertence.com.br/temperos/

por Laura Gluer

Laura Glüer é jornalista, executiva no mercado da comunicação corporativa e professora universitária. Mãe da Sophia e namorada do Alexandre. Ama conhecer cafeterias e aprender mais sobre a bebida. Coffee lover assumida, comanda o Café Combustível e escreve quinzenalmente no Bella Mais.


compartilhe