capa
Laura Gluer

Agosto à gosto: cinema e gastronomia

Laura Gluer traz dica de filme e uma receita saborosa de cuca

publicidade

O frio pode até ter dado uma trégua no último final de semana, mas o inverno não acabou. Também não acabou a pandemia, mesmo com a vacinação avançando, temos o risco de novas variantes, mais contagiosas.

Por isso programas no formato phygital – físico para quem já está vacinado com as duas doses e digital para quem ainda precisa se resguardar – são uma ótima pedida. E se o evento for acompanhado de um bom debate e experiência gastronômica, melhor ainda.

Mas também está valendo testar uma nova receita no forno de casa para adoçar suas tardes, com um doce recheio de berga - tangerina ou mexerica para quem não é daqui!

Essas são as nossas dicas para esse início de agosto.  

Cinema e gastronomia

No Aquece para o Festival de Cinema de Gramado, que acontece em agosto, o projeto Mesa de Cinema realiza um primeiro evento híbrido e phygital, depois de 20 meses, no próximo dia 21 de agosto, de forma presencial em Porto Alegre (Gota d’Agua Eventos - Rua João Paetzel, 99) e Gramado (Pousada La Vista, Estr. da Tapera, 3800) para o público que quiser se reunir e "comer o filme" fora de casa.  As entregas em domicílio, com transmissão on-line do debate após o filme, seguem valendo também em Porto Alegre e Gramado, além de cidades do Vale do Sinos, Canela e São Paulo, capital.  

O filme escolhido é Estômago, que narra a história da ascensão e queda de Raimundo Nonato (João Miguel), um retirante nordestino que se descobre cozinheiro com dotes muito especiais. O filme está na programação do Netflix, assim, cada um pode assistir no horário de sua conveniência, em casa, no próprio Gota d’Agua Eventos, em Porto Alegre, ou instalado em seu chalé na pousada de Gramado. A produção do evento sugere a sequência: filme às 17h, debate ao vivo pelo Youtube (digital para todos), às 19h, e jantar a partir das 20h. 

As delícias gastronômicas são assinadas pelos chefs Arika Messa (Gramado e Canela), Michelle Landgraf (Porto Alegre e Vale dos Sinos) e Victor Dimitrow (São Paulo - capital). A jornalista Rejane Martins participa do debate online diretamente da França, recebendo os convidados Danilo Fantinel, professor e pesquisador de cinema, e o chef Victor Dimitrow, além do crítico de cinema Roger Lerina. 

As vendas ocorrem de forma antecipada até o dia 19 de agosto, às 14h. Os ingressos são limitados e o investimento parte de R$ 135 chegando a R$ 170 por pessoa via Sympla ou PIX.  Para o evento PHYGITAL (envolve os dois universos, o offline e o online, com jantar presencial e debate online), haverá venda de bebidas nos locais e opções sem carne e outras restrições.  

Mais informações no link: https://www.instagram.com/mesadecinema/

Cuca com bergamota

Poucas coisas combinam tanto com café da tarde no inverno quanto uma fatia de cuca. A cuca é uma iguaria que surgiu na região da Silésia (entre a Polônia e a Alemanha) e espalhou-se pelas padarias alemãs, onde era conhecida como bolo de tabuleiro por ter uma massa fina e coberta por farofa.

Mas o que os alemães não imaginavam é que os imigrantes que povoaram o sul do Brasil seriam tão criativos na elaboração desse bolo, incorporando outros ingredientes.

E como no frio a bergamota é uma fruta muito consumida pelos gaúchos (que adoram lagartear ao sol), hoje vamos ensinar a fazer uma receita de cuca com essa fruta, gentilmente cedida pela professora e chef confeiteira Cláudia Vitória, da Faculdade Senac Porto Alegre. Veja como é fácil e aproveite que ainda temos algumas semanas de frio pela frente...

Cuca  

Ingredientes

10g de fermento seco 

125ml de água 

125ml de leite 

1 ovo 

30g de manteiga 

10g de banha (ou 40g de manteiga ou margarina) 

80g de açúcar 

1 pitada de sal 

1 pitada de canela em pó (opcional) 

350g de farinha de trigo 

Modo de preparo:

Dissolva o fermento com o leite e a água.Depois acrescente o açúcar, o ovo, a manteiga, a banha e misture.Por último adicione o trigo e misture com a mão até ficar uma massa homogênea. (É uma massa mole). Deixe descansar por 40 min.Espalhe a massa em uma forma retangular grande e deixe crescer por 20 min, após adicione a geleia de bergamota por cima e depois a farofa..Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C. Deixe esfriar e sirva.

Geleia de bergamota 

Ingredientes

250g de suco de bergamota 

50g de água 

150g de açúcar refinado 

20g de farinha de trigo 

Modo de preparo:

Leve ao fogo o suco, a metade de água e o açúcar. Ao levantar fervura, junte a farinha diluída na outra metade da água, misture até engrossar. Coloque em um bowl e deixe esfriar. 

Farofa 

Ingredientes

130g Farinha de trigo  

80g Açúcar   

80g Manteiga  

1g Canela  

2g Noz moscada 

Modo de preparo:

Em um bowl adicione a farinha de trigo, o açúcar, a canela e a noz moscada. Depois adicione a manteiga gelada em pedaços e, com as pontas dos dedos, misture tudo até ficar uma farofa.

por Laura Gluer

Laura Glüer é jornalista, executiva no mercado da comunicação corporativa e professora universitária. Mãe da Sophia e namorada do Alexandre. Ama conhecer cafeterias e aprender mais sobre a bebida. Coffee lover assumida, comanda o Café Combustível e escreve quinzenalmente no Bella Mais.


compartilhe