capa
Laura Gluer

Dia Mundial do Café com vacina

Quatorze cafeterias da Capital e do interior, lideradas pela plataforma Café Combustível, lançam a campanha "Vacina e Cafeína para todos"

publicidade

Nesta quarta, dia 14 de abril, se comemora o Dia Mundial do Café. E a coluna aborda curiosidades sobre a data e também a campanha Vacina e Cafeína para Todos.

Três datas para comemorar o café

O café é uma bebida tão maravilhosa que tem três datas comemorativas no Brasil, em abril, maio e outubro. No dia 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café. No dia 24 de maio, é registrado o Dia Nacional do Café, para marcar o início da colheita no Brasil, o maior produtor mundial de grãos de café. Essa data foi oficializada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) em 2005. Mas existe também o Dia Internacional do Café, comemorado em 01 de outubro. Essa 3ª data foi criada pela Organização Internacional do Café (OIC), para homenagear os coffeelovers espalhados pelo mundo.

Campanha para conscientização

Nós comemoramos todas as três datas e esse ano – sob o impacto de uma pandemia que já se estende por mais de um ano – resolvemos fazer uma ação diferente, voltada à conscientização das pessoas para a importância da vacinação. Um grupo de 14 cafeterias da capital e do interior, lideradas pela plataforma Café Combustível e com apoio do site Gastronomia RS e da marca É o Benedito, lança a campanha Vacina e Cafeína para todos. O objetivo da campanha é reforçar que a vacina é o único caminho para uma possível volta à normalidade, terminando com o abre e fecha das cafeterias e demais estabelecimentos comerciais. Várias ações estarão sendo desenvolvidas entre o Dia Mundial (hoje) e o Dia Nacional do Café, em maio. Veja o Manifesto da campanha aqui.

 

Brasil segue na liderança da produção de café

No Dia Mundial do Café, é sempre bom lembrar da liderança brasileira neste segmento. Apesar dos excelentes cafés colombianos, africanos e etíopes, que têm se destacado muito nos últimos anos, o café brasileiro ainda é responsável por uma em cada três xícaras consumidas no mundo.

Apesar da crise sanitária, o ano de 2020 teve safra recorde do café – 168,55 milhões de sacas. Deste total, houve crescimento das exportações de cafés brasileiros de qualidade superior ou com algum tipo de certificado de práticas sustentáveis, totalizando o maior volume de exportações dos últimos anos – 7,9 milhões de sacas. A publicação aponta que o Brasil continua sendo um líder no mercado internacional de café, com 26,1% do total consumido no mundo todo.

Essas e outras informações estão no Anuário do Café 2021, publicação que traz uma análise do cenário do setor do café no Brasil, principalmente em relação à sua produção. Destaca as mudanças de comportamento do consumidor no último ano, com o aumento do consumo doméstico em decorrência da pandemia, com muitas cafeterias fechadas. Quem quiser adquirir um exemplar do Anuário pode entrar em contato pelo whats (34) 98848 5093 ou pelo site.

por Laura Gluer

Laura Glüer é jornalista, executiva no mercado da comunicação corporativa e professora universitária. Mãe da Sophia e namorada do Alexandre. Ama conhecer cafeterias e aprender mais sobre a bebida. Coffee lover assumida, comanda o Café Combustível e escreve quinzenalmente no Bella Mais.


compartilhe