capa
Laura Gluer

A difícil decisão de fechar as portas

Agravamento da pandemia faz com que empresários do setor decidam não abrir suas cafeterias

publicidade

Um ato tão singelo como uma xícara de café numa cafeteria pode ser um risco neste momento. Não pela higiene com a xícara em si, que é escaldada em água fervente, mas pelo que o ambiente da cafeteria pode representar – normalmente lugares aconchegantes, com poucas mesas, próximas entre si, e, sobretudo, espaços que convidam à conversa.

Infelizmente, com a agudização de uma nova onda da pandemia, ainda mais grave, muitas cafeterias gaúchas tomaram a difícil decisão de fechar as portas, mesmo com o decreto estadual que permite algumas flexibilizações.

Essa decisão, tomada por cafeterias como Agridoce, Cedinho, Artisan, Maria Lisboa, entre outras da capital gaúcha, é sábia e prudente. Também foi a decisão tomada pelo Moa Café que abriu recentemente outra unidade, no Bom Fim.

Por mais que comprometa faturamento das cafeterias, preservar vidas é o caminho. Muitos negócios estão investindo em caixas com produtos especiais para delivery e take away, reproduzindo um pouco a experiência de cada lugar na residência do cliente.

Como já temos dito há algumas semanas - quem puder - deve ficar em casa o máximo possível. Não está sendo fácil, mas vai passar e poderemos em breve comemorar o fim desta grande crise, tomando muitos cafés juntos.

Moa Cafeteria em dois endereços

A Moa Cafeteria é uma cafeteria orgânica, artesanal e feita por mulheres. Desde 2018, a sede está localizada no bairro Menino Deus, onde são servidas refeições, quitutes e cafés.

Em fevereiro deste ano, as empreendedoras Sophia Corá, Stephania Corá e Caroline Silvas abriram uma segunda unidade, em um formato mais compacto, mas igualmente com café orgânico e quitutes do dia.

Neste momento, estão atendendo somente delivery e take away, com um cardápio que muda todos os dias. Todas as informações sobre as duas lojas podem ser encontradas na página do Instagram.

Ações solidárias

Mais uma vez, as cafeterias estão promovendo ações solidárias, em parceria com a plataforma Café Combustível. Para homenagear as mulheres da área da saúde, na linha de frente do atendimento da população nesta pandemia, Cedinho Café fez a doação de mini-risotos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A Maria Lisboa Casa de Fados levou seus tradicionais Pasteis de Belém portugueses para adoçar a dura rotina das profissionais do GHC. A ação também teve apoio do POA Inquieta. Por fim, a empreendedora Juliane Pires, do July Pires Coffee, está distribuindo lanches para moradores de rua da zona sul da Capital. Ações singelas, que emocionam.

Marca de canecas ajuda cães e gatos com deficiência

Não se toma café sem uma linda caneca, né? Parece que fica até mais gostoso...Então que tal variar nas canecas e ainda ajudar cães e gatos com deficiência?

A marca de presentes e brindes personalizados É o Benedito, que tem o nome em homenagem ao mascote de sua fundadora, Kharla Tavares, firmou parceria com o grupo de proteção animal Recanto do Fofolete, que abriga cães e gatos com diferentes tipos de deficiência física. A cada peça vendida, R$ 1 será doado para ajudar no cuidado dos animais do abrigo.

O Recanto do Fofolete funciona em um sítio em Viamão e possui uma rede de colaboradores voluntários. Muitos dos cães e gatos usam próteses e fraldas. Quem quiser colaborar pode entrar em contato com a criadora do projeto,  Débora Pinto, no whats 99542-6979.

É o Benedito é uma marca que surgiu em 2019, com o foco de criar canecas, camisetas, azulejos e outras peças estampadas, sob encomenda, com a imagem que o cliente desejar. Muitas das peças têm o tema pet como inspiração. Os coffee lovers também encontram várias canecas e azulejos com o tema do café.

Café e chocolate, uma dupla que dá certo

A dupla café e chocolate é simplesmente imbatível. Poucas coisas na vida combinam tão bem com um espresso do que um pedaço dessa barra dos deuses feita com cacau. Para conhecer mais sobre essa harmonização e muitas curiosidades sobre o chocolate, a plataforma Café Combustível realiza na próxima quarta, dia 31, às 19h, uma live com Juliana Ustra, idealizadora do Projeto Chocolate Brasil, que propaga iniciativas brasileiras da cadeia produtiva do cacau e chocolate. A live será transmitida pelos perfis do Instagram @cafe.combustivel e @chocolatenobrasil.

por Laura Gluer

Laura Glüer é jornalista, executiva no mercado da comunicação corporativa e professora universitária. Mãe da Sophia e namorada do Alexandre. Ama conhecer cafeterias e aprender mais sobre a bebida. Coffee lover assumida, comanda o Café Combustível e escreve quinzenalmente no Bella Mais.


compartilhe