capa
Laura Gluer

Novos cafés nos bairros da capital e moda café na serra gaúcha

Laura Gluer traz as novidades - e curiosidades - para quem adora um café

publicidade

A coluna desta semana mostra mais uma vez como está aquecido o segmento do café no Rio Grande do Sul. Duas cafeterias abrem novas unidades em novembro – William & Sons e Del Caffè. E como o café está em tudo, também te convidamos a conhecer a nova loja de ecojoias feitas com borra de café em Gramado, unindo design cafeinado e sustentabilidade. E ainda trazemos a primeira de uma série de curiosidades sobre o café que consumimos: a primeira delas sobre a região da Mogiana, de onde são originários muitos dos cafés especiais que bebemos.

William & Sons tem novo ponto de cafés especiais no Moinhos

Uma pequena loja na Dinarte Ribeiro, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, está chamando a atenção de quem aprecia cafés especiais. É a nova unidade da William & Sons Coffee & Co, que tem como proposta oferecer café no formato take away e abastecer o bairro com cafés de microlotes diferenciados.

Del Caffè no bairro Petrópolis

A rede de cafeterias Del Caffè abre sua segunda unidade até o final deste mês, na área comercial do Zaffari da Carazinho. A rede que começou há 10 anos no Zaffari Menino Deus também está criando marca própria de cafés especiais, tendo como primeiro lançamento um blend com algumas variedades de grãos (Mundo novo, Catucaí Amarelo e Topázio) da região de Mogiana, em São Paulo.

Feito Café desembarca em Gramado

A força do café em forma de joia. Essa é a proposta da marca Feito Café Ecodesign que inaugurou em novembro sua primeira loja física - na Av. Borges de Medeiros, 2021 (próximo à Rua Torta), em Gramado. A loja é temática e, além das joias e acessórios exclusivos feitos com borra de café, também são comercializados outros produtos com o tema do café. O visitante também pode saber mais sobre a cultura do café, suas curiosidades e aspectos ambientais. A bióloga gaúcha Cristina Flores Borowski é a criadora da marca, com ateliê localizado na pequena cidade serrana de Picada Café. Cristina, que trabalhou por muitos anos como educadora ambiental e na área de sustentabilidade, acabou descobrindo no aproveitamento da borra do café uma forma de associar seu conhecimento em reciclagem com o amor pela moda, produzindo ecojoias artesanais exclusivas.

Curosidades do café

Trilhos do café em Mogiana

Muitos dos cafés especiais consumidos no Rio Grande do Sul são trazidos da região de Mogiana. Depois do declínio da produção do café no Vale do Paraíba (região que compreende Rio de Janeiro e São Paulo), a produção do café migrou para o oeste paulista, principalmente após a instalação de ferrovias, a partir de 1850. Mogiana é o nome de uma das ferrovias, que liga as fazendas do café de SP a MG.

por Laura Gluer

Laura Glüer é jornalista, executiva no mercado da comunicação corporativa e professora universitária. Mãe da Sophia e namorada do Alexandre. Ama conhecer cafeterias e aprender mais sobre a bebida. Coffee lover assumida, comanda o Café Combustível e escreve quinzenalmente no Bella Mais.


compartilhe