capa
Laura Gluer

Quando a causa fala mais alto

Laura Gluer te convida a participar de duas confrarias e provar panas uruguaias e um café rural entregue em casa

publicidade

A palavra Confraria tem origem no francês e significa um conjunto de pessoas que se associam, como uma irmandade, em torno de objetivos e interesses comuns. Os interesses podem ser múltiplos: café, vinho, gastronomia, produtos naturais e sustentáveis. Ou mesmo todos eles juntos. O que importa é ter uma causa, uma bandeira em comum para se levantar. Nesta semana, divulgamos nosso projeto de Confraria do Café Combustível e a iniciativa de uma sommelier gaúcha para degustação de vinhos às cegas – dois eventos que se reinventaram para seguir no formato online, em tempos de pandemia. Também apresentamos dois projetos de casais empreendedores que têm a sustentabilidade como causa.

Café e Gastronomia

 A Confraria do Café Combustível é um espaço para os coffee lovers se reunirem e trocarem ideias em torno do café como bebida, do café como espaço de encontro e de tudo que se relaciona com essa maravilhosa bebida. Como não estão sendo possíveis os encontros presenciais, o projeto por enquanto é online.

A próxima edição da Confraria do Café Combustível acontece no dia 24, com o tema “Café e Gastronomia”. Os convidados para o debate são o chef Edevaldo Nunes, que pilotou a cozinha do Dado Bier por muitos anos e hoje é um dos sócios dos Restaurantes Quintanilha de Porto Alegre e Gramado; o beer sommelier Bento Ferreira, especialista em cervejas com café, e a pesquisadora de gastronomia Carla Maicá, editora do blog Cucina Artusiana. Os três vão falar sobre o café como bebida e também como ingrediente em diferentes pratos doces e salgados. Também vão abordar como o café harmoniza com outros alimentos e bebidas, em diferentes ocasiões. E como o café foi se propagando na gastronomia, nos últimos anos.

Nesta edição, as marcas apoiadoras são Cedinho Café, Marek Cervejaria, Ale´s Kuche, Amora Antepastos e Bolo que te quero doce. Após o debate, acontece momento de networking com os expositores Feito Café Ecodesign, Panas & Co, Kstrudel, Senhora dos Doces, Alchimia na Cozinha, Quinta dos Tarumãs, Virgínia Giulian e É o Benedito, que também farão o sorteio de brindes. O evento tem co-promoção dos sites Café Combustível e Gastronomia-RS e da empresa de marketing digital Conteúdo Ativo. 

Participantes de Porto Alegre e Canoas vão receber um kit de degustação para saborearem durante o evento, com produtos oferecidos pelos apoiadores, incluindo uma cerveja artesanal Dry Stout Coffee, oferecida pela Marek. As inscrições podem ser feitas aqui

Degustação de vinhos às cegas

A experiência de degustar vinhos às cegas ganhou uma versão online para lá de inusitada, adaptada aos tempos de pandemia, por iniciativa da sommelier e cozinheira gaúcha, Michelle Landgraf. A especialista, que costumava realizar edições quinzenais superou as dificuldades durante a pandemia e transformou os encontros presenciais em salas virtuais de degustação lotadas, aumentando inclusive a frequência das edições.  Michelle já está com a agenda lotada até o início de outubro em Porto Alegre, somando ainda participações em Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.  “São 5 vinhos degustados às cegas. Eles chegam na casa do consumidor porcionados em doses de 50ml no dia da degustação acompanhados de pratos ou petiscos relacionados com o tema”, afirma Michelle, que é conhecida por descomplicar a arte de beber vinho, abordando o tema de forma despretensiosa, leve e divertida. O foco é beber com prazer, e todos são bem-vindos, do iniciante ao especialista. Reservas e informações pelo fone (51) 99185-5683.

Empanadas sustentáveis

No final de 2019, o casal Lorenzo e Mobila resolveu se reinventar profissionalmente. Ela, turismóloga e natural da região da fronteira; ele, administrador, encontraram um novo caminho profissional na produção artesanal de empanadas uruguaias, com a marca Panas & Co.

A sustentabilidade é um dos pontos fortes do negócio. Muitos dos ingredientes utilizados na produção das empanadas são colhidos na própria horta da família. Os demais insumos são adquiridos em feiras, cooperativas e açougues de bairro, com intuito de contribuir com a economia local e oferecer produtos sempre frescos. As embalagens também são biodegradáveis, podendo ser compostáveis. Os sabores da Panas & Co são frango, cebola com queijo, carne com azeitonas, carne de panela com nozes e passas, maçã com canela e Romeu e Julieta. Encomendas pelo whats 51 98168-7612

Sacola primaveril e reciclável

No início da pandemia, o casal Noara e Gerson, proprietários do Sítio Canto Rural, localizado no Lami, em Porto Alegre, iniciou uma nova jornada: transformar seu famoso café rural em cestas para tele-entrega. As embalagens foram evoluindo e, com a chegada da primavera, o agronegócio lança mais um diferencial – a coleção Sacolas das Estações. A cada estação do ano, será lançada uma nova estampa de sacolas do Sítio Canto Rural, que serão usadas para enviar o Café Rural. Iniciando com a Primavera, estação das flores, que representa a exuberância da natureza com toda alegria e colorido que também representa muito bem o Sítio Canto Rural. As sacolas em tecido são produzidas no sítio, assim como todos os produtos coloniais (pão recheado com linguiça, bolo de cenoura, suco de laranja, queijo caseiro, frutas e biscoitos). Noara conta que o lançamento vem ao encontro do propósito de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente do Canto Rural. “Produzimos as sacolas para embalagem e também para que nossos clientes possam usá-las em outras ocasiões", comenta a empreendedora. Encomendas pelo whatsapp:(51) 99691-8619 ou fone 3259.1078

por Laura Gluer

Laura Glüer é jornalista, executiva no mercado da comunicação corporativa e professora universitária. Mãe da Sophia e namorada do Alexandre. Ama conhecer cafeterias e aprender mais sobre a bebida. Coffee lover assumida, comanda o Café Combustível e escreve quinzenalmente no Bella Mais.


compartilhe