capa
Mariana Klein

Quem precisa de ética no marketing digital? 

Mariana Klein te convida a refletir sobre a ética no uso de dados

publicidade

Ética é uma daquelas coisas que a gente estuda por obrigação no primeiro ano da faculdade e depois nem lembra mais que existe. Até que sua empresa seja processada por uso indevido de imagem ou, mais modernamente, por uso indevido de dados.

E não adianta, se você trabalha com marketing digital vai ter que se preocupar com questões éticas. Em agosto entra em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados, também conhecida como LGPD.

Se você parar pra pensar, ela nem deveria ter que existir, porque basicamente ela exige que as empresas que coletam e usam dados sejam transparentes sobre quais dados são coletados e para que eles serão usados.

Parece uma realidade distante? Deixa eu te dar alguns exemplos:

- aquele formulário de cadastro no site é coleta de dados;
- aquela campanha de 'cadastre-se para concorrer a um prêmio' é coleta de dados;
- inscrição para um evento é coleta de dados;
- pixel de Facebook e tags de conversão instaladas no site é coleta de dados;
- dados de compra, endereço de entrega e similares, tudo coleta de dados.

Isso tudo sem falar naquele e-mail maroto que você recebe depois de visitar um site que nem perguntou se podia coletar seu endereço.

Assim, se você coleta dados de seus clientes você se torna eternamente responsável por eles (já diria uma certa raposinha).

É de sua responsabilidade cuidar para que aquelas informações sejam usadas apenas para a finalidade informada. E, sim, você precisa explicar exatamente para que você quer o nome, e-mail, telefone, etc. das pessoas. E tem que cumprir, viu?

Além disso, é preciso ter total transparência e avisar que você está coletando informações e ser assertivo quando o cliente pedir para ser retirado da lista.

É aí que entra a ética. Se a ética é presente no seu cotidiano, isso tudo fica mais natural, porque você entende que essas ações são importantes e necessárias para manter a segurança e a privacidade das pessoas.

Mas talvez você não veja problema em dar um jeitinho para resolver problemas, furar uma fila, descumprir certas regras. E aí esse assunto todo te dá uma preguiça... Que papo de gente que não se diverte, não é?

"Porque eu deveria me preocupar, já que os dados serão coletados de qualquer forma?"
"Tanta coisa legal de graça na internet, só precisa dar o endereço de e-mail e usar."
"Não tenho nada a esconder, minha vida é um livro aberto."

Quantas vezes a gente ouve frases assim quando questiona o acesso que as plataformas têm ao nosso celular, computador e até televisão? 

Agosto está quase aí, a LGPD vai entrar em vigor e nós, enquanto profissionais de marketing (digital ou não) precisamos entender que, cumprir as regras (e a lei) nesse caso não é só um posicionamento ético pessoal, mas pode ser também a diferença entre manter ou perder clientes.

De qual lado você prefere estar? 

por Mariana Klein

Mariana Klein é professora universitária e consultora de marketing digital. Comanda a Petit Mídias Sociais e divide semanalmente aqui no Bella Mais o dia a dia do empreendedorismo.


compartilhe