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Madeleine Muller

BEFW estreia em Milão

Brasil Eco Fashion Week promove práticas de sustentabilidade no mercado e indústria da moda brasileira

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A Brasil Eco Fashion Week, considerada a maior plataforma de moda sustentável do país, está com ares internacionais. Apresentando as iniciativas de marcas sustentáveis nacionais desde 2017, o evento, comandado pelo mineiro Rafael Morais, vai realizar dois eventos simultâneos: serão desfiles presenciais de 8 marcas na Itália e 20 fashion films no Brasil, onde já está na sua 5ª edição. Desde o ano passado no formato on line, desta vez a empreitada será híbrida, sendo digital aqui e presencial na Itália, graças à parceria com a Fashion Vibes, realizadora da mostra em Milão. A ideia é enfatizar a criatividade da moda brasileira valorizando-a no mercado internacional, apostando na sustentabilidade em oposição à cultura do fast fashion e das tendências padronizadas.

A iniciativa levará um grupo de marcas para apresentação de produtos e desfiles entre os dias 24 e 25 de setembro em uma das mais importantes vitrines de moda do mundo – a semana de moda de Milão. O objetivo é posicionar as marcas brasileiras de moda sustentável no mercado internacional, cuja capacitação e treinamento interno através da plataforma vem sendo realizados para atuação na exportação. Adaptando-se aos novos tempos, a BEFW segue sua tradição em empreender mesmo em cenários tão complexos como o que vivemos atualmente, dando visibilidade aos negócios no segmento de moda ética e responsável no país. Entre ações de consultoria, apoio e capacitação, o evento tem promovido ao longo dos anos um mix de desfiles, showroom, workshops, palestras e rodadas de negócios envolvendo marcas de vários estados, compradores, estudantes, mídia e formadores de opinião.

Diversidade Cultural

Também colaborou para a iniciativa acontecer em solo italiano neste ano a parceria com a Associação Brasileira da Moda Sustentável – Abrimos. A entidade, criada em 2020, reúne empresas deste importante setor da economia criativa orientadas pela sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural. A 5ª edição digital do BEFW já conta com outras parcerias importantes, que vêm se consolidando desde as edições anteriores, como o patrocínio Master da Renner e do Mercado Livre, e co-patrocínio da Vert Shoes, além da parceria desde a 1ª edição com a Unibes Cultural.

A riqueza em matérias-primas, mas também em criatividade baseada na diversidade cultural e de múltiplos olhares para a moda nacional faz com que se destaquem designers que valorizam em suas coleções as próprias raízes, cultura e energia.

Para a edição na Milão Fashion Week as marcas Natural Cotton Color, Helena Pontes, Catarina Mina, Ricco Bracco, Enéas Neto, Libertees, KF Branding collab com Woolmay Mayden e Dona Rufina já estão se preparando para embarcar e encantar. As marcas levarão inovações da indústria têxtil com tecidos inéditos de fibras naturais como o denim colorido, mas sem tingimento. Trata-se do algodão naturalmente colorido da Paraíba, que já nasce em tons de bege, marrom e verde e tem certificação internacional de produto orgânico. Há também tecidos que abordam conceitos de economia circular feitos com algodão e resíduos de linho em fusão com a seda do Vale da Seda, no Paraná, além de acessórios produzidos com borracha vegetal.

Também serão apresentadas técnicas artesanais tradicionais realizadas em arranjos produtivos em sete estados brasileiros, como a renda de bilro desenvolvida por comunidades no Ceará, inovações em renda renascença realizadas no Cariri paraibano, a lã naturalmente colorida por associação de mulheres do Rio Grande do Sul, os bordados produzidos em associações de artesãs no Distrito Federal e as estamparias criadas com tingimento natural em Minas Gerais, além de produtos feitos em teares manuais em Pernambuco.

A marca gaúcha Rico Bracco desfilará em Milão- Foto: Ethical Fashion Brazil/Divulgação

Quer saber mais sobre a BEFW?

Ao longo de quatro anos o evento reúne empresas que atendem critérios de sustentabilidade. Com a primeira edição realizada em 2017, logo tornou-se referência por apresentar diversidade de matérias-primas, uso de tecnologias sustentáveis, gestão de recursos, processos produtivos, propondo ao mercado novos modelos de negócios. Até 2020, reuniu mais de 150 empresas, entre marcas de moda e fornecedores de insumos para a indústria. A BEFW já realizou cerca de 250 atividades, como desfiles, talks, palestras, workshops e oficinas, envolvendo 150 speakers, convidados nacionais e internacionais das áreas de negócios, criação, produção, inovação e tecnologia para a moda. O evento vem engajando consumidores para melhores hábitos. Hoje conta com público presencial de aproximadamente 7000 pessoas e 10.000 pessoas no formato digital, com um evento orientado para a promoção à diversidade, igualdade de gênero e acessibilidade. Ao final de cada mostra, sempre há compensação de carbono.

Para mais informações acesse: www.brasilecofashion.com.br

por Madeleine Muller

Madeleine Muller é produtora, professora no curso de Design de Moda da ESPM, stylist e mãe da Alexia e do André. Pesquisa o consumo consciente da moda e é autora do livro Admirável Moda Sustentável. Escreve quinzenalmente para o Bella Mais. Acompanhe seu dia a dia pelo Insta: @Madi_muller


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