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Madeleine Muller

Como comprar roupas durante a pandemia?

Madeleine Muller resume as recomendações para os varejistas de moda recebam colaboradores e clientes de forma segura

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Você sabe quais as medidas indicadas como protocolo para o varejo de moda? Enquanto a vacina não chega, é preciso manter os cuidados e acompanhar os protocolos e bandeiras da sua região!

A primeira grande recomendação é para que os empresários fiquem atentos aos decretos e demais regulamentos vigentes na região. Com a reabertura das lojas físicas acontecendo, após a liberação gradativa pelos poderes estadual e municipais, as principais redes de varejo de moda do País, bem como os pequenos negócios, já estão vivendo a retomada, mas as preocupações com a saúde e a segurança de todos devem permanecer em primeiro lugar.

A retomada da economia tem sido tratada com muita seriedade, trazendo com ela a preocupação das empresas com a saúde dos negócios, na mesma medida que a da sociedade. As iniciativas são apontadas para que tudo siga de modo seguro e com as devidas medidas preventivas, o que permitirá que a economia continue circulando ao mesmo tempo em que se protegem as pessoas, seus empregos e a renda. Os protocolos de higiene e prevenção da Covid-19 (que ainda estará onipresente entre nós, até a vacina chegar), vale para todos os públicos, internos e externos: colaboradores, clientes, equipes de limpeza e fornecedores em geral devem continuar seguindo as instruções e mantendo os cuidados com as diversas áreas como os caixas, balcões, escritórios e centros de distribuição. Consumidores também devem se conscientizar se suas compras estão realmente atendendo necessidades ou apenas servindo de entretenimento. Não é o momento para compras impulsivas ou sem sentido.

Como lidar com tantas mudanças na forma de produzir, distribuir, vender e consumir os bens de consumo que fazem a economia girar? Com equilíbrio, bom senso, informação e muito treinamento das equipes. Tenho visto lojas com atendimento impecável, fazendo com que o cliente se sinta seguro e acolhido, e outras com sérios problemas de comunicação e descaso com o consumidor, causando péssima impressão.

Cuidados em relação aos colaboradores do varejo

Engajar os colaboradores na continuidade dos cuidados de higienização é de competência dos líderes e gestores. O vírus não foi embora e ninguém estará tranquilo até a vacina chegar. Recomenda-se um treinamento constante em todas as unidades da empresa sobre os procedimentos de segurança e higiene pessoal. Nada garante que em algum momento não volte o lockdown. A primeira grande recomendação é para que os empresários fiquem atentos aos decretos e demais regulamentos vigentes na sua região. Quem tem um negócio de moda, precisa pensar nos produtos e nas pessoas:

- Motive os colaboradores e tranquilize-os em relação às medidas de segurança. As empresas devem valorizar o público interno e mostrar sua preocupação com a saúde deles. Contudo, o uso de máscara é inegociável.

- É importante ouvir as expectativas em relação à volta ao trabalho e entender a ansiedade e temores naturais deste momento, oferecendo-lhes apoio.

- As empresas podem afastar colaboradores de grupos de risco como gestantes, os acima de 60 anos e/ou com comorbidades como hipertensão, diabéticos, problemas cardiovasculares e/ou respiratórios e com baixa imunidade.

- Adequar o quadro de colaboradores à demanda atual é recomendável com a criação de escalas, sempre deixando claro para as equipes o que está acontecendo.

- Evitar na medida do possível grandes deslocamentos de colaboradores que ampliam sua exposição ao contágio. Priorizar pessoas que moram próximo ao trabalho.

Cuidados com relação aos clientes

A comunicação de todas as ações definidas para o bem-estar dos clientes é importante para a sua segurança e tranquilidade. No ambiente físico, podem ser usados cartazes, televisão ou o sistema de som da loja para informá-las. Exemplos:

- Cartazes com orientações para o Caixa sobre as medidas protetivas da COVID-19, bem como distanciamento nos locais de maior movimento da loja.

- Cartazes para orientação de Caixa Exclusivo, Fechado, etc.

-  Higienização de cestos, shopping bags, sacolas e demais pontos de contato na loja;

- Disponibilização de dispensers com álcool em gel em todos os acessos à loja, acesso aos elevadores e banheiros, em todos os pontos de serviços e na linha de frente de caixa;

- Cartazes com orientações para isolamento de cadeiras no Setor de Relacionamento, fechamento do Provador, etc.

Quem trabalha em recepção de lojas e shoppings

Ter um colaborador dando as boas-vindas, na entrada da loja, gera um clima positivo na experiência de compra do seu cliente. Além disso, pode-se fornecer álcool em gel na entrada/saída e controlar o número de clientes para evitar aglomeração. Ainda não há muitos estudos específicos ou definitivos sobre a higienização de estoques de têxtil e vestuário para a Covid-19, porém caso possível, utilize ferro de passar ou vaporizador com temperatura acima de 70ºC em todos os produtos. Tente combinar o uso de vaporizadores com a desinfecção com álcool 70% das peças e caso haja dúvida sobre a higienização, deixe os produtos em quarentena por no mínimo 5 dias.

De maneira geral, em segmentos como a moda, por exemplo, as transformações no comportamento de compra dos consumidores passará por um modelo híbrido, com fortalecimento de experiências presenciais e o intenso uso de canais on-line em vendas e relacionamento com o mercado. Pelo sim, pelo não, as empresas devem comunicar claramente aos consumidores quaisquer mudanças na operação, não permitir preços oportunistas, trazer mais opções de pagamento e linhas de crédito para viabilizar as pessoas em momentos desafiadores e mostrar o cuidado com o ponto físico. De novo: bom senso, equilíbrio, informação...E que venha a vacina!

Fonte: Associação Brasileira do Varejo Têxtil

por Madeleine Muller

Madeleine Muller é produtora, professora no curso de Design de Moda da ESPM, stylist e mãe da Alexia e do André. Pesquisa o consumo consciente da moda e é autora do livro Admirável Moda Sustentável. Escreve quinzenalmente para o Bella Mais. Acompanhe seu dia a dia pelo Insta: @Madi_muller


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