capa
Patrícia Souza

Estéticas naturais e de lembrança artesanal voltam a ser valorizadas

Vamos conferir alguns dos trabalhos apresentados no Projeto Conexão Criativa e Comercial do Inspiramais Digital

publicidade

Há algumas temporadas a estética natural tem se mantido presente na moda porém, para o Verão 2020/21, a estética que traz uma lembrança artesanal dos trabalhos manuais, ganhou ainda mais força nas passarelas internacionais. Destaque tanto em peças de vestuário quanto em acessórios e bolsas, o que está diretamente relacionado com a valorização das habilidades manuais, do artesanato e a busca por uma moda mais sustentável.

Quando estamos falando das artes e técnicas manuais, estamos nos referindo a uma riqueza de possibilidades criativas a serem exploradas, não somente na questão estética, mas também frente a possibilidades de negócios que visam o fortalecimento e a geração de renda para as comunidades mais carentes.

O Brasil é uma fonte riquíssima de artes manuais, cada região com as suas características específicas. E como referência eu trago alguns trabalhos do Projeto Conexão Criativa e Comercial do Inspiramais, que tem como objetivo fomentar o mercado de moda e design, incentivando uma nova geração de valores, reunindo pluralidade, sustentabilidade e inovação. Vamos conferir:

Justa Trama 

A marca de roupas da Rede do Algodão Agroecológico e Solidário Justa Trama e formada por uma rede de cooperativas e associações em cinco estados brasileiros. O design das roupas leva em conta a matéria prima nobre, o tingimento natural artesanal e as tendências do mercado de moda sustentável, onde a Justa Trama é pioneira e inspira outras marcas. Uma moda atemporal que é comercializada na sede em Porto Alegre, RS.

Das Catarinas Brazil 

A marca Das Catarinas criada pela criativa Edna Mesadri, trabalha com sobras de tecido em malha da indústria têxtil de Santa Catarina. Com um pequeno grupo de artesãs, produzem peças para decoração e acessórios de moda (colares).

Flor Silva

A Fiori Brasil é a marca da artista manauara Flor Silva, que trabalha há quase 20 anos criando peças a partir das sementes e dos insumos da Floresta Amazônica. Trabalhando em parcerias com comunidades indígenas e ribeirinhos, todas as peças são tingidas naturalmente. Bolsas, colares, brincos, enfeites e objetos de decoração ganham forma e cores através do açaí, da piaçaba, do aruman, do coco, de caroços de tucuman, e escamas de pirarucu.

Dona Rufina

É uma marca de moda slow fashion que produz bolsas, acessórios, calçados e decoração. Acredita que a maneira de produzir e consumir diz muito sobre nós e sobre como queremos construir o futuro. A marca nasceu do desejo de valorizar a cultura do Pampa Gaúcho, priorizando o local mas com visão global.

Trammô Acessórios Artesanais 

A marca nasceu de um projeto idealizado com a mão-de-obra de artesãs da cidade de Bombinhas, Santa Catarina. Em todos os seus produtos eram utilizados a técnica do macramê direcionada a moda. Ampliando suas técnicas, hoje desenvolve todo tipo de artigo manual voltado para moda, desde alças, decotes, recortes, barrados, cabedais para calçados, bolsas e cintos.

Estas são algumas marcas que participam deste projeto do Inspiramais, único Salão de Design e Inovação de Materiais para Moda da América Latina, que aconteceu no final de agosto de forma digital.  Mas sabemos que uma diversidade de trabalhos e marcas incríveis estão espalhadas pelo Brasil a fora. Vamos conferir nossa galeria de imagens.

Um abraço e até a próxima.


compartilhe