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Patrícia Souza

Ressignificação para os eventos de moda

Experiência online se tornou o grande diferencial para os novos tempos

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É fato que a moda absorve os movimentos sociais, o que muitas vezes nos faz pensar: qual será o resultado lá na frente do que estamos vivendo hoje? Não sabemos exatamente, a única clareza que temos é que tudo aquilo que tínhamos como certo antigamente (50 dias atrás) já não é mais. Estamos vivendo novos tempos, tempos de mudanças, muitas delas necessárias já há bastante tempo e de ressignificação em relação a tudo que envolve um negócio de moda.

E uma das grandes mudanças em relação a moda; além da forma como consumimos e a nossa revisão de valores, como citei na semana passada; diz respeito a conexão entre consumidor e marca, seja o consumidor direto ou indireto, sendo a experiência digital o grande diferencial daqui para frente.

Depois de diversos eventos de moda serem cancelados tanto nacionais quanto internacionais, foi necessário repensar estes formatos e padrões até então estabelecidos, mesmo que muitas vezes questionados, e experimentar novos modelos.

Um exemplo foi a reinvenção das semanas de moda, com a experiência 100% digital da Shanghai Fashion Week que aconteceu em março, e contou a participação de 150 designers que apresentaram suas coleções na plataforma de e-commerce Tmall, que pertence ao grupo Alibaba. Além de alcançar 2,5 milhões de espectadores que acompanharam as primeiras três horas da transmissão, foi possível enriquecer esta experiência compartilhando em tempo real as inspirações de muitos estilistas com seus consumidores.

Recentemente a British Fashion Council e a London Fashion Week anunciaram a unificação de semanas masculina e feminina em um único evento digital que será hospedado no londonfashionweek.co.uk e que acontecerá a partir do dia 12 de junho. E que contará com ampla programação que vai muito além de desfiles, com entrevistas, seminários online, showrooms digitais, entre outras atividades de livre acesso para todos.

E nesta semana foi a vez de Saint Laurent anunciar uma mudança significativa em relação a sua participação no calendário de desfiles femininos de Paris que aconteceria em setembro, passando, a partir de agora, a seguir com o seu próprio cronograma de apresentações respeitando principalmente o tempo e o ritmo necessário para a criação de suas coleções, o que já vinha sendo questionado por muitas marcas.

“Consciente das circunstâncias atuais e de suas ondas de mudanças radicais, a Saint Laurent decidiu assumir o controle de seu ritmo e reformular sua programação”, diz um comunicado postado no Instagram da marca.

Estes são apenas alguns sinais de grandes mudanças que ainda estão por vir, inclusive aqui no Brasil com o novo calendário do varejo para 2020 divulgado recentemente pela ABEST (Associação Brasileira dos Estilistas) com o apoio do SPFW, InMod e FFW.

Um abraço a todos e até a próxima.

 

por Patrícia Souza

Patrícia Souza é diretora de Pesquisa e Planejamento da @fashionideas_trends. No Bella Mais traz todas as novidades e tendências para as próximas temporadas quando o assunto é mundo fashion.


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