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Patrícia Souza

Criatividade na moda em tempos de Covid-19

Patricia Souza analisa as mudanças no mundo da moda

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É da dificuldade que surgem as oportunidades, e o momento que nós estamos vivendo no mundo inteiro, com certeza transformará o mercado como um todo. Estamos sendo forçados a refletir sobre nossas crenças, valores, nossos padrões de pensamento, assim como repensar e reinventar nossos negócios.

Em entrevista para a BBC Brasil, o biólogo Átila Iamarino falou sobre a aceleração de mudanças que o Covid-19 trouxe para as nossas vidas, dividindo o mundo em antes e pós Coronavírus. “Mudanças que o mundo levaria décadas para passar, que a gente levaria muito tempo para implementar voluntariamente, a gente está tendo que implementar no susto, em questão de meses’, diz ele.

E isto vale para nós também como pessoas que estamos tendo um momento de grandes reflexões, reaprendendo a viver, com novos valores, a conviver com quem estamos próximos com mais empatia e aprendendo novas formas de estarmos presentes com quem está distante.

Na realidade estamos falando de um novo cenário com mais empatia, mais colaborativo e mais amor, não só em nossas relações pessoais, mas em nossas relações profissionais também, neste momento o mundo, a cidade, o bairro, as empresas, as marcas, todos se uniram em prol do bem de todos.

E para os negócios de moda definitivamente, ouso dizer que nunca mais serão os mesmos. Há muito tempo tenho falado sobre o consumo orientado por valores, ou seja, o que é importante e faz sentido para cada pessoa. E as marcas terão que se adequar a todas estas mudanças, se aproximando cada vez mais de seus consumidores para entender as suas expectativas em relação ao consumo e o que faz e fará sentido para ele daqui para frente.

Uma das mudanças que acredito que terá uma aceleração diz respeito a sustentabilidade, tanto no que se refere a um consumo mais consciente, quanto a empresas e marcas mais responsáveis do ponto de vista social. Palavras como propósito e valor, serão indispensáveis nos próximos meses. Repensar estratégias, agir com transparência e criar ações significativas por sua relevância serão muito importantes neste período de crise.

A Sustentabilidade e a criatividade serão chave para que as micro e pequenas empresas brasileiras desempenhem papel de protagonistas no mercado da moda.

Veja alguns cases que inspiram!

A marca de calçados Outer é um exemplo de empresa que percebeu muito bem esta questão e já está se posicionando perante seu público.

Com os consumidores se preocupando cada vez mais com o meio ambiente, buscando mais informações a respeito dos processos que antecedem a compra, as marcas precisam começar a desenvolver esta consciência.

A Farm é um exemplo de marca que criou diversos projetos a partir da economia circular. Um exemplo de recommerce é a parceria com o Enjoei, maior marketplace de usados do Brasil com foco em moda feminina. No projeto Volta pra mim, clientes podem trocar suas peças Farm usadas por créditos para serem usados na compra de novos itens. As peças vão para o enjoei, onde voltam a ser vendidas.

Marcas como a Re-roupa e a Reformation são exemplos do chamado upcycling. Ambas utilizam como matéria-prima roupas que seriam descartadas, evitando o desperdício de materiais potencialmente úteis. Elas se transformam em algo diferente, com novo uso e propósito.

 

Reutilizar em vez de produzir significa uma economia substancial para o meio ambiente e para a própria empresa. Dentro desta ideia, serviços como os de reparo vêm se tornando recorrentes na moda, como já fazem a Nudie Jeans e a Patagonia.

 

Até mesmo as marcas de luxo já perceberam que este é um caminho necessário para a moda. No desfile da Givenchy de verão 2019/20, todo o jeans utilizado na coleção foi da década de 90, chegando como peças totalmente novas. Assim como a primeira coleção de Alta-Costura “upcycling de Jean Paul Gaultier.

Fazendo sua estreia durante a Semana de Moda de Milão, a DIESEL colaborou com o 55DSL para criar uma coleção cápsula de edição limitada completamente criada a partir de matérias-primas retrabalhadas, com peças de arquivo e protótipos.

 

Johanna Senyk criou uma coleção cápsula de 10 peças totalmente baseada no upcycling para a marca Françoise. Na coleção chamada Françoise First, os vestidos foram feitos com lenços de seda antigos.

 

Estes são só alguns exemplos que mostram que a sustentabilidade aliada a criatividade pode ser um fator decisivo neste momento e que impactará de certa forma ou não no nosso consumo, vai sempre depender dos valores e crenças de cada consumidor.

O que é preciso entender é que depois dessa crise, será muito importante para as marcas ganhar relevância na vida das pessoas.

Um abraço a todos, se cuidem e até a próxima!

 

por Patrícia Souza

Patrícia Souza é diretora de Pesquisa e Planejamento da @fashionideas_trends. No Bella Mais traz todas as novidades e tendências para as próximas temporadas quando o assunto é mundo fashion.


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