capa
Patrícia Souza

Sustentabilidade e marcas com propósito para um futuro bem próximo

Brasileiro João Maraschin brilha na Elle Croácia

publicidade

Em tempos de Covid-19, e o momento que estamos vivendo no mundo inteiro, o qual com certeza transformará o mercado de moda e consumo como nunca visto antes, João Maraschin, com sua participação na edição de Abril 2020 da Elle Croácia, representa um marco para este momento atual e a esperança de um futuro bem mais próximo do imaginamos.

Esta edição especial da Elle Croácia trouxe o tema “We are the change e foi dedicada à ecologia e à moda sustentável, com uma seleção de designers ecologicamente conscientes reforçando a urgência desta mudança drástica em direção aos negócios de moda. 

Com certeza este período de quarentena tem sido um momento de grandes reflexões e mudanças para toda a cadeia produtiva e o varejo de moda brasileiro, o que refletirá diretamente em um consumo muito mais consciente daqui para frente exigindo que marcas e empresas tenham que rever seus propósitos.

Conheça abaixo um pouco sobre sua trajetória e seu trabalho:

Eu tive o prazer de conhecer e entrevistar o João, há 5 anos no backstage do desfile de Ronaldo Fraga no SPFW, quando ainda era seu assistente.

Fiquei encantada com a simplicidade e ao mesmo tempo propriedade com que João me explicava cada detalhe do processo criativo e do desenvolvimento da coleção.

Após dois anos como assistente de Ronaldo Fraga, em 2016 se mudou para Londres onde foi cursar um mestrado no London College of Fashion.

Após apresentar suas criações em desfile coletivo na semana de moda de Londres, no dia 13 de fevereiro 2020, João tem ganhado cada vez mais visibilidade por ser uma marca sustentável e com propósito tanto ecológico quanto social também.

Veja alguns dos destaques de sua coleção em parceria com cooperativas e empresas brasileiras:

Bordados artesanais - feitos em parceria com as bordadeiras de Itabira, Minas Gerais.

Materiais ecológicos como "couro de folha" (chamado de Beleaf), um novo material desenvolvido pela empresa Nova Kaeru, do interior do Rio de Janeiro. 

Tricôs manuais com fio rústico de seda primitivo, tingidos organicamente com vegetais e frutas e produzidos em colaboração com a empresa O Casulo Feliz, de Maringá, no Paraná, que trabalha com seda e seus resíduos.

Em entrevista para FFW, João Maraschin deixou uma mensagem em relação ao momento que estamos vivendo e como ele imagina o futuro:

“Estamos passando por uma reflexão forçada de todos os nossos valores como pessoas, profissionais e empresas. O futuro que eu imagino como produto dessa crise toda é mais solidário e colaborativo. Se a gente olhar para a história da sociedade e da moda também, depois de grandes eventos como guerras ou pandemias e de tanto tempo em reclusão e introspecção, nós tivemos grandes mudanças. Vamos sair dessa querendo nos expressar e expandir nossa capacidade criativa e coletiva”.

Enquanto ainda estamos em processo de quarentena, fiquem em casa, se cuidem e até a próxima!

por Patrícia Souza

Patrícia Souza é diretora de Pesquisa e Planejamento da @fashionideas_trends. No Bella Mais traz todas as novidades e tendências para as próximas temporadas quando o assunto é mundo fashion.


compartilhe