capa
Tamy Yasue

Viagem leve: levar só bagagem de mão é prático e econômico

Veja as dicas de Tamy Yasue para facilitar a vida na hora de organiza a mala

publicidade

Viajar com bagagem de mão tem muitas vantagens: é prático, leve, evita filas e dispensa a espera na esteira de retirada. Mas fazer uma mala pequena pode ser um desafio e tanto!

O fim da franquia de bagagem despachada, fez muita gente repensar o que realmente precisa carregar consigo e mudar alguns hábitos. Atualmente, as companhias aéreas podem cobrar pelo despacho de bagagem, sendo assegurado pela Agência Nacional de Aviação (ANAC) o direito do passageiro de levar contigo 1 peça de até 10kg, dentro de alguns requisitos. A maioria das companhias permite 1 mala e 1 item pessoal (bolsa, sacola ou mochila) na cabine. A bolsa ou mochila deve caber debaixo do assento em frente ao seu.

Não existe uma determinação da ANAC quanto às dimensões, portanto cada empresa determina o tamanho e muitas utilizam gabaritos para verificar se a mala pode ir na cabine. Antes de viajar, confira estas dimensões com sua companhia aérea.

O que levar e o que não levar

Além das dimensões e do peso, há algumas restrições quanto ao conteúdo da sua bagagem, principalmente quando falamos de líquidos.

Em voos dentro do Brasil os líquidos, como xampus e perfumes, não devem ultrapassar os 500ml (cada) e o volume total não deve superar os 5 litros. Para viagens internacionais as regras são mais rígidas e cada frasco de líquido deve ter no máximo 100ml. O volume máximo deve ser de 10 frascos de até 100ml que devem ser acomodados dentro de embalagem transparente e apresentados para inspeção sempre que passar pelo raio X.

Dinheiro, documentos, eletrônicos, joias e outros itens de valor devem ser carregados com você na cabine.

Cuidado com a nécessaire!

Se você vai fazer uma viagem internacional e quer levar muitos itens na necessaire, observe atentamente se ele é medido em gramas ou mililitros. Alguns países são muito rígidos e podem fazer você descartar itens de beleza que superem o permitido. O curioso é que, mesmo que seja pasta ou creme, se a medida usada for ml, é considerado como líquido.

Se você utiliza lentes de contato ou outro produto com volume maior, solicite uma receita médica e carregue consigo. O mesmo vale para seringas e objetos cortantes.

Planeje sua mala

Em minhas últimas viagens consegui passar 20 dias no exterior com uma mala de 7 kg. Pode parecer impossível, mas com algum planejamento e as combinações certas, dá para se vestir bem com uma mala pequena.

• Verifique a previsão do tempo no seu destino. Se for um lugar frio, considere utilizar camadas, investindo em roupas térmicas, ao invés de casacos pesados;

• Escolha peças que combinem entre si e calçados que funcionem em vários looks. O mesmo vale para bijuterias e itens de beleza;

• Se for caminhar muito, leve sapatos confortáveis e deixe o salto e casa;

• Considere a possibilidade de lavar suas roupas e de comprar itens de higiene pessoal no local. Além de ser prático, pode ser uma experiência divertida e surpreendente!

Esteja preparada

Esteja preparada para imprevistos, mesmo que vá despachar sua mala, leve roupas íntimas e uma muda de roupa com você. Todos os anos, 25 milhões de bagagens despachadas não chegam ao destino. Se você optar pela bagagem de mão, esteja preparada para ser “convidada” pela empresa aérea para um despacho imprevisto. Por isso, tags de identificação sua mala e um cadeado, preferencialmente TSA (que pode ser aberto pela segurança aeroportuária sem danificar sua mala), serão sempre úteis. Não se esqueça de retirar todas as etiquetas antigas da mala e boa viagem!

por Tamy Yasue

Tamy Yasue é designer, yogui, mergulhadora e apaixonada por esportes. Adora estar em movimento, conhecer novas culturas, pessoas e olhar o mundo de um ângulo diferente, por isso isso viaja sempre que pode e nos intervalos pesquisa sobre novos destinos. Desde março, está vivendo na África do Sul, após a pandemia que parou o mundo.


compartilhe