capa
Sabrina Rolim

Para nunca mais errar: feijão fácil e com muito amor

Sabrina Rolim compartilha a sua receita de feijão, a preferida da sua filha Rafa, para você fazer em casa

publicidade

O mês de maio ganhou um significado especial há 16 anos. Amo ser mãe da Rafa e procuro dar a ela toda a ajuda e o apoio necessários para encarar o mundo. É um misto de nervoso pela responsabilidade e alegria de saber que dou o meu melhor por ela.

Graças a ela, voltei a cozinhar e esse movimento me trouxe muitas possibilidades. Me trouxe o @comidatriboa e a oportunidade de interagir com tantas pessoas que se identificam com a #comidadeverdade.

Eu poderia escrever um milhão de receitas preferidas da Rafa por aqui. Mas vou compartilhar uma receita que deve ajudar muitos de vocês: feijão.

Por muito tempo, minha mãe cozinhava feijão, distribuía nos potes e nos “presenteava”. Mas depois de um tempo, me senti na obrigação de aprender. E hoje, divido com vocês a maneira mais fácil de fazer feijão. Juro, é fácil J

Feijão caseiro

Ingredientes para o feijão:

- 2 xícaras (chá) de feijão carioca (preto);

Preparo antes do cozimento:

Coloque o feijão numa tigela e cubra com a água. Os feijões que boiarem, descarte.

Se tiveres tempo, podes deixar o feijão de molho de um dia para outro. Troque a água uma vez neste período - o remolho diminui o tempo de cozimento e elimina as substâncias que deixam o feijão indigesto.

Caso você seja como eu (vivendo perigosamente todos os dias) e precisa de um atalho para ter a comida pronta mais rápido, use água quente: deixe o feijão de molho em água fervente por uns 15 minutos. Descarte esta agua e refaça o molho em agua quente por mais uns 15 minutos. Depois descarte a água e lave em água corrente antes de cozinhar.

 

Modo de preparo na panela de pressão:

Ingredientes:

- Água quente suficiente que cubra o feijão na panela de pressão;

- Bacon picadinho e linguicinha (opcional);

- 1 cebola picada;

- 2 dentes de alho;

- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou banha de porco;

- Folhas de louro;

- Sal e pimenta-do-reino a gosto;

 

 

Modo de preparo:

Descarte a água do molho. Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com a água quente e junte as folhas de louro. Tampe a panela de pressão e leve ao fogo alto. Assim que começar a “apitar”, desligue e deixe sair todo o vapor da pressão.
Abra a tampa e religue o fogo baixo e comece o preparo do tempero.  Em um frigideira em fogo baixo, junte o azeite ou a banha de porco e a cebola, refogando até ficar transparente. Junte o alho e refogue. Acrescente 2 conchas do feijão cozido com um pouco do caldo no tempero e amasse os grãos com a espátula –assim o feijão fica como caldo mais grosso. Junte o refogado temperado com o resto do feijão cozido, tempere com sal e pimenta a gosto, misture e deixe cozinhar em fogo baixo, sem tampa, por mais 10 minutos ou até o caldo engrossar - esse tempo pode variar de acordo com a consistência desejada, mais ralo ou mais cremoso. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo e sirva em seguida.

Quer mais receitas práticas?

Então vem com a gente!

Obrigada e até a próxima dica ou receita.

Beijos e Feliz Dia das Mães (atrasado) a todas as mamães!

por Sabrina Rolim

Sabrina Rolim é empresária, mãe e louca por comida. A cada 15 dias, compartilha no Bella+ receitas de família (somente aquelas bem práticas) e dicas de lugares preferidos. @comidatriboa


compartilhe