capa
Sabrina Rolim

Delícia feita em casa: manteiga caseira

Sabrina Rolim ensina a preparar em casa esse ingrediente tão versátil

publicidade

Depois de aprendermos o quão fácil é produzirmos nosso próprio requeijão, chegou a hora de evoluirmos mais um estágio: preparar manteiga!

A manteiga esta presente do café da manhã ao jantar, sendo um dos principais ingredientes na culinária. Rica em sabor e teor de gordura, ela é classificada como um alimento minimamente processado, ou seja, alimentos in natura que sofreram alterações mínimas na indústria, como moagem, secagem, pasteurização, etc.

Aqui em casa, a manteiga é usada diariamente para vários preparos. Mas depois de ganharmos um pote de nata fresca – a base para preparar manteiga –, vindo diretamente da fazenda, fui pesquisar como a manteiga foi criada.

Embora não tenha achado nenhum fato comprovado, achei duas histórias curiosas de que a manteiga foi criada por acidente. Na primeira hipótese, um criador de animais tinha esquecido um balde de leite por bastante tempo, formando uma nata sob o líquido. Batendo essa nata, obteve, então, uma pasta de textura cremosa e bastante apetitosa, que hoje conhecemos como manteiga.

Na outra hipótese, um nômade, após encher de leite uma sacola feita com pele de carneiro, a amarrou nas costas de seu cavalo e, após cavalgar uma longa distância, percebeu que o líquido havia se transformado em um creme, ou seja, em manteiga.

Independente da versão histórica, vamos fazer a nossa manteiga?

Precisamos de apenas de uma batedeira, sal, nata ou creme de leite fresco e sal (a diferença entre eles é o percentual de gordura: a nata possui 50% de gordura, enquanto o creme de leite fresco – aquele vendido na área refrigerada do supermercado - possui de 30 a 35% de gordura).

Manteiga caseira

Ingredientes

- 500 ml de nata ou creme de leite fresco

- ¼ de colher (chá) de sal (opcional)

Modo de preparo

Coloque a nata/creme de leite fresco na tigela da batedeira. Comece batendo em velocidade baixa e vá aumentando aos poucos para o creme não espirrar. Aconselho cobrir a batedeira com um pano de prato limpo. Num primeiro momento o creme vai virar chantili, depois vai ficar mais denso até virar manteiga. Na metade do tempo, desligue a batedeira e raspe a lateral da tigela com uma espátula de silicone para bater todo o creme por igual.

Após cerca de 5 minutos batendo, a gordura da nata ou creme de leite vai se separar da parte líquida, transformando-se numa massa firme e amarela. Transfira a manteiga para uma peneira forrada com um pano fino (ou coador de café). O líquido restante na batedeira é o leitelho (mais conhecido como buttermilk), que pode ser usado em outras receitas como panquecas, biscoitos, pães ou bolos. Então guarde!

Aperte o pano para extrair o excesso de leitelho. Em uma tigela com água com gelo, mergulhe a manteiga para lavar e tirar o máximo de leitelho restante, espremendo delicadamente com as mãos – quanto mais pura estiver manteiga, maior sua durabilidade.

Seque bem a manteiga com papel toalha e transfira para uma manteigueira (ou embale em papel-manteiga). Se preferir, tempere com sal antes de armazenar ou servir.

Esta receita produz em torno de 200g de manteiga que duram em torno de 10 dias na geladeira.

por Sabrina Rolim

Sabrina Rolim é empresária, mãe e louca por comida. A cada 15 dias, compartilha no Bella+ receitas de família (somente aquelas bem práticas) e dicas de lugares preferidos. @comidatriboa


compartilhe