capa
Sabrina Rolim

Comida com afeto no Orquestra de Panelas

Nossa colunista Sabrina Rolim visita o tradicional restaurante e se inspira para uma receita pra lá de reconfortante.

publicidade

Andamos com tanta pressa que muitas vezes nem olhamos por onde passamos. É comum o susto ao nos depararmos com um prédio gigantesco em construção que se materializou do nada. A escassez ou desorganização de nossos horários nos tiram o prazer de apreciar o que anda acontecendo na cidade. Eu, por exemplo, fui adotada por Porto Alegre há 18 anos e sigo, até hoje, me surpreendendo com alguns de seus lugares.

Para quem passa rápido pela Rua Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, o restaurante Orquestra de Panelas pode até passar despercebido, pela sua discrição. Mas aquela pequena porta no número 196 da rua mais charmosa da Capital nos leva a uma experiência gastronômica única. O restaurante fica em um casarão da década de 1920. Logo que passamos pela porta, somos teletransportados para um lugar charmoso, iluminado, com grafites coloridos misturados com a construção antiga.

A recepção é com um couvert pra lá de especial: pães quentinhos. Uma delícia para acalmar os estômagos aflitos de fome. O almoço é executivo, então escolhi como prato principal a galinhada: coxas de galinha assadas, com arroz temperado, ovo na chapa e milho crocante. Acertei em cheio! Gosto de comida de verdade, perfumada e com sabor de comida caseira. E foi exatamente isso o que recebi. E, já que a sobremesa está incluída, sorri feliz ao me servirem um bolo de cenoura fofo, mergulhado em uma piscina de brigadeiro. Tão singelo e ao mesmo tempo maravilhoso.

O simples me encanta. E o Orquestra de Panelas sabe muito bem como trazer a simplicidade em pratos deliciosos, impecáveis, surpreendentes, preparados com carinho ímpar pelos chefs da casa. Tudo isso ali, naquela pequena e discreta porta na Rua Padre Chagas.

Orquestra de Panelas

Rua Padre Chagas, 196 - Moinhos de Vento

Porto Alegre/RS

Fone: (51) 30587722

----

Bolo de Cenoura

Para não ficar só desejando, que tal preparar o seu bolo de cenoura? Uma receita simples e rápida, que vai agradar a todos.

Ingredientes:

– 3 ovos;

– 2 1/2 xícaras de farinha de trigo;

– 1 1/2 xícaras de açúcar;

– 2 xícaras de cenoura picada e descascada;

– 200ml de óleo (de sua preferência);

– 1 colher de sopa de fermento;

- 1 colher de chá de essência de baunilha;

Modo de Preparo:

Cozinhe a cenoura picada por 5 minutos. Bata no liquidificador a cenoura, as gemas e o óleo até formar uma mistura homogênea. Adicione ao liquidificador o açúcar e a farinha peneirada e bata bem para que todos os ingredientes se incorporem. Por último, acrescente o fermento. Bata para misturar. Caso o liquidificador não tenha potência suficiente para bater, ajude com uma espátula. Reserve. Bata as claras em neve. Junte as duas misturas com um batedor de arame. Vá com calma, misture delicadamente para não perder a fofura da massa.

Unte e passe farinha na forma, despeje a mistura e leve ao forno pré-aquecido a 180° graus. Deixe assar por no mínimo 30 minutos. A partir daí, faça o teste do palito. Se sair seco, o bolo está pronto. Se o palito sair sujo, vá testando a cada 5 minutos, até sair seco.

Pode ser consumido assim mesmo, mas se quiser deixar ainda melhor, desenforme o bolo, cubra com brigadeiro e seja feliz!

 

 

por Sabrina Rolim

Sabrina Rolim é empresária, mãe e louca por comida. A cada 15 dias, compartilha no Bella+ receitas de família (somente aquelas bem práticas) e dicas de lugares preferidos. @comidatriboa


compartilhe