capa
Gisele Silveira

Gestação saudável começa sim pela alimentação

Uma gravidez saudável é o objetivo de qualquer mulher que está prestes a realizar o sonho de ser mãe

publicidade

Como garantir a saúde do bebê ainda antes do nascimento? E como passar por essa fase da maneira mais saudável e tranquila possível? Existem alguns hábitos que você pode e deve adotar para garantir uma gestação saudável. Pelo seu bem-estar e pela saúde do bebê, vale a pena seguir algumas recomendações à risca.

Ao descobrir a gravidez, a primeira providência de muitas mulheres é ajustar a alimentação. Não é por acaso. Uma gestação saudável passa pela ingestão balanceada dos nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Esqueça aquelas afirmações sobre “comer por dois”, ou “vou aproveitar, que depois eu corro atrás”. O importante é consumir alimentos de boa qualidade nutricional. Devido à gravidez, seu corpo absorve os nutrientes dos alimentos com mais facilidade, e o aporte de vários nutrientes como o cálcio por exemplo precisa ser dobrado enquanto a mulher está gestando e amamentando.

Estudos recentes comprovaram que mulheres acima do peso têm mais chances de dar à luz a bebês com mais de 4kg e com mais risco de desenvolverem diabetes na vida adulta. Portanto, nossa responsabilidade sobre a saúde do nosso filho,sim, inicia muito antes do seu nascimento.

Benefícios para a mãe e para o bebê

Durante a gestação, cuide com a ingestão de sal por causa do risco de hipertensão e com o açúcar devido ao perigo de desenvolver diabetes gestacional. Bebidas alcoólicas também devem ser banidas durante o período de espera do bebê. Para garantir uma gestação saudável procure consumir orgânicos, evite comer na rua alimentos crus, como saladas e carnes cruas ou mal passadas pelo risco de contaminação por bactérias.

Há quem acredite que a gestante não precisa de exercícios físicos ou pode fazer mal. Isso também é um grande engano. As atividades físicas são imprescindíveis a uma gestação saudável. Durante a gravidez, o corpo da mulher sofre mudanças na estrutura óssea e muscular, ocasionando em impactos diretos na postura. Esses impactos são atenuados pelos exercícios físicos. Além disso, é uma maneira de manter o peso estável e ajuda a recuperar a forma física com mais facilidade após o parto.

Os riscos de sofrer com a depressão pós-parto também é menor entre as gestantes que se exercitam. Normalmente, os exercícios mais recomendados são os de menor impacto, como caminhadas leves, pilates, hidroginástica, mas converse com seu médico e procure a orientação dele para o seu caso.

São pequenos hábitos que você pode ter para fazer desse período tão lindo da mulher, ainda mais saudável e feliz.

por Gisele Silveira

Gisele Silveira é mãe da Antônia e nutricionista funcional, com foco em emagrecimento e hipertrofia, fertilidade e envelhecimento saudável. Escreve semanalmente para o Bella+ com a missão de desvendar os segredos da alimentação saudável. @giselesilveiranutri


compartilhe