capa
Gisele Silveira

Aprenda a ver os sinais que o seu corpo dá

Manchas escuras na pela podem indicar doenças e alterações hormonais

publicidade

Com certeza você já viu alguém com manchas escuras no pescoço. Ou na axila, ou até mesmo na região inguinal (virilha). O nome dessa mancha é  Acantose Nigricans. Ela não sai com higienização, nem com cremes nem com tratamentos estéticos. Vamos entender um pouco mais sobre esse sinal que o corpo está mostrando.

O que seria isso? A acantose nigricans se caracteriza por uma deposição de pigmento escurecido e aveludado ao toque que se localiza em locais de dobras de pele: axila, pescoço e raiz das coxas. Infelizmente isso não é apenas um problema estético. É característico de resistência insulínica. A insulina elevada causaria um estímulo na proliferação de células da derme causando esse aspecto.

E o que causa a resistência insulínica? Uma alteração no metabolismo dos carboidratos, quando os receptores para a insulina se tornam resistente à ação dela. Isso causa uma dificuldade na entrada da glicose na célula, primeiro passo para a diabetes tipo II.

Qual o tratamento da acantose? Mudança no estilo de vida (óbvio...). Tudo que melhora a resistência insulínica contribui para a cura da acantose: perda de peso, exercícios físicos e dieta. Tratamentos tópicos têm pouco resultado se não associados a uma total mudança de estilo de vida: esfoliação, cremes, proteção solar.

Portanto aprenda a entender o que seu corpo quer lhe mostrar através de sinais e sintomas, antes da doença aparecer! Se você tem amigos e familiares que talvez tenham sintomas parecidos, compartilha com eles!

por Gisele Silveira

Gisele Silveira é mãe da Antônia e nutricionista funcional, com foco em emagrecimento e hipertrofia, fertilidade e envelhecimento saudável. Escreve semanalmente para o Bella+ com a missão de desvendar os segredos da alimentação saudável. @giselesilveiranutri


compartilhe