capa
Gisele Silveira

Como escolher o melhor azeite de oliva?

Muito se fala dos benefícios do azeite de oliva, por se tratar de uma gordura boa, mas é importante sabermos diferenciar um bom azeite na hora da compra

publicidade

Para escolher o melhor azeite de oliva é importante verificar a acidez, tipo de embalagem e até algumas informações dos rótulos. Só assim você poderá comprar um azeite confiável e de boa qualidade.

Critérios na escolha do azeite de oliva:

1.    Índice de Acidez 

A porcentagem de peróxidos, índice que determina a acidez do produto, é geralmente a informação levada em consideração pelos consumidores na hora de comprar um azeite. Na classificação, mercadorias que apresentam até 0,8% de acidez são consideradas azeites extravirgens, os de melhor qualidade e geralmente mais caros; de 0,8% a 2% são azeites virgens; e acima de 2% são considerados refinados. Mas só a acidez não garante a qualidade do azeite de oliva. Outros fatores também devem ser analisados no rótulo.

2.    Idade e validade

O primeiro passo é escolher uma loja ou local de venda que tenha um bom fluxo de vendas. Dessa forma, as chances do produto ficar muito tempo parado nas gôndolas é menor. Isso porque quanto mais novo o azeite, melhor será a qualidade dele. O processo é o inverso do que acontece com os vinhos. Por isso, é bom prestar atenção na data de validade do azeite, que geralmente é de dois anos. Se ela estiver muito próxima, quer dizer que o azeite provavelmente não terá um sabor fenomenal.

3.    Origem e envase

Outra característica importante é a origem do produto. Além disso, o local de envase do azeite também é relevante para saber se o produto é de qualidade. Ele precisa ser o mesmo lugar da produção, de modo que o azeite seja engarrafado logo após ser produzido. Se demorar demais ele pode ir oxidando e aumentar a acidez do azeite. A oxidação confere ao azeite um sabor metálico, avinagrado ou de ranço.

Como manter a qualidade

Após escolher um azeite, é preciso ter alguns cuidados para a manutenção da qualidade do produto. A garrafa deve ser  guardada em um local escuro, fresco e sem oscilação térmica. Além disso, após abrir o azeite, o ideal é consumi-lo em até trinta dias.

 


compartilhe