capa
Gisele Silveira

Por que o álcool atrapalha sua dieta?

Cheias de calorias vazias, as bebidas alcóolicas são inimigas não apenas da perda de peso mas também da alimentação saudável

publicidade

É muito comum ver pessoas tentando emagrecer, mas que não abrem mão daquele copo de cerveja, daquele cálice de vinho ou daquele drinque... A notícia ruim é que o álcool pode ser seu maior boicotador da dieta! Primeiramente porque ele é calórico, perdendo apenas para a gordura. Cada grama de álcool tem 7 kcal. Já um grama de carboidrato, por exemplo, tem 4 kcal.

Por que o álcool atrapalha tanto? O fígado é um dos órgãos mais exigidos durante o processo de emagrecimento - independentemente do tipo de dieta que você segue e de suas restrições. É nele que várias substâncias são transformadas para serem eliminadas do corpo. Como o fígado é o órgão que mais trabalha quando ingerimos bebida alcóolica, ele não consegue fazer as duas coisas: emagrecer e metabolizar o álcool.

Além disso, nossa mucosa intestinal e flora bacteriana também sofrem com o efeito nocivo do álcool. A mudança da flora também auxilia em processos de ganho de peso. O álcool apresenta calorias vazias que são aquelas que são transformadas em açúcar no nosso sangue sem trazer nenhum benefício nutricional para o organismo. Ou seja, nada de vitaminas, minerais e fibras nas bebidas alcoólicas…só calorias.

Veja o quão calóricas são as bebidas alcoólicas:  

1 copo (300 ml) de chope: 180 calorias

1 lata (350 ml) de cerveja: 150 calorias

1 taça (140 ml) de vinho: 93 calorias

1 dose (100 ml) de prosecco: 71 calorias

1 dose (50 ml) de vodca: 120 calorias

1 dose (50 ml) de tequila: 108 calorias

1 dose (50 ml) de uísque: 125 calorias

1 copo (200 ml) de caipirinha de cachaça ou saquê com açúcar: 300 calorias

1 copo (200 ml) de gin tônica: 183 calorias

1 copo (200 ml) de vodca com energético: 470 calorias 

O problema não está apenas nas calorias vazias e pobres em nutrientes de um copo de chope. Mas na interferência que o álcool tem na absorção de vitaminas e minerais oriundas da alimentação. Isso porque o álcool é um potente diurético, que “varre” nutrientes do nosso organismo.

Portanto, se, além de emagrecimento você busca saúde através da sua alimentação e das suas escolhas alimentares, deixe o álcool de lado. Ele pode estar sendo um grande vilão da sua saúde.

por Gisele Silveira

Gisele Silveira é mãe da Antônia e nutricionista funcional, com foco em emagrecimento e hipertrofia, fertilidade e envelhecimento saudável. Escreve semanalmente para o Bella+ com a missão de desvendar os segredos da alimentação saudável. @giselesilveiranutri


compartilhe