capa
Gisele Silveira

Jejum intermitente: o que você precisa saber

Além de emagrecer, o jejum, quando feito corretamente, traz outros benefícios para a saúde

publicidade

Emagrecer é um desejo de 8 a cada 10 mulheres. Todo mundo em alguma etapa da vida já pensou em perder peso. E é por isso que hoje eu resolvi trazer aqui informações importantes sobre o jejum intermitente. Parece novidade mas não é: o jejum está relatado num dos livros mais antigos, a Bíblia. Lá, tinha objetivo exclusivamente espiritual. Foi justamente assim que se descobriu os benefícios da prática para a saúde. Em comunidades que o praticavam percebeu-se que ele contribuía pra redução de gordura corporal e também tinha papel primordial na longevidade.

O jejum ajuda a perder peso?

O jejum, além de gerar uma restrição calórica do período que a pessoa não está se alimentando, auxilia a regulação de hormônios que são superproduzidos pela super alimentação. Uma vez que a entrada de alimentos cessa por algumas horas, o corpo consegue reduzir a produção de insulina – hormônio intimamente ligado ao consumo de carboidratos – que é um dos principais atuantes na produção de gordura.

O corpo só engorda quando há uma ingestão frequente de um número X de calorias, as quais são mais que suficientes para o corpo funcionar perfeitamente. Com toda esta disponibilidade de energia, o próprio organismo acaba acumulando, em forma de gordura, para queimar em momentos de necessidade. Quando isso acontece com frequência, os quilos só aumentam.

Mas, com o jejum intermitente você vai promover algo diferente para o corpo e consequentemente satisfatório para seu objetivo. É que a quantidade de calorias ingerida diariamente será drasticamente reduzida, ou seja, o corpo não vai criar mais nenhum estoque energético em forma de gordura e ainda vai queimar a que estiver presente no seu organismo.

Como funciona e como fazer o jejum intermitente?

Para obter o melhor que este método pode oferecer é muito importante entender a forma que ele funciona. Assim é possível avaliar as condições de inserir na sua rotina e levar para o resto da vida.

Você deve estabelecer os melhores horários para começar e para sair do jejum. Comece com 12 horas de intervalo do jantar até o café da manha. Após, vá aumentando 1 hora até chegar em 16 horas – período que já demonstra excelentes resultados para redução de peso.

Diferente do que muitos pensam, não basta apenas parar de comer por algumas horas. É preciso saber o que vai ingerir no período que você não está em jejum. O que funciona é a restrição calórica causada pelo período jejuado. Se você mandar ver em refeições hipercalóricas no período alimentado, talvez não perceba nenhum beneficio da prática.

Um dos jejuns mais praticados é o de 16 horas, que consiste em uma estratégia de 8 horas de alimentação e as outras 16 horas em puro jejum. Mas não se engane, estas horas de alimentação não significam que você pode comer de tudo e em grandes quantidades, escolha bem seus alimentos.

Para iniciar o jejum recomenda-se que a última refeição tenha um bom volume de proteínas e gorduras boas para que traga saciedade. Para sair do jejum você não deve abusar de carboidratos simples, uma vez que eles vão bagunçar a regulação que o jejum acaba de fazer.

Os principais benefícios de jejuar

Além da perda de peso, o jejum intermitente ainda promove outros benefícios como melhora da sua produtividade, redução das horas preparando alimentos, praticidade e o mais importante de todos eles, longevidade. Parece estranho, mas cientistas já comprovaram que pessoas acabam vivendo mais quando adotam algum tipo restrição calórica ou jejum. Essas são as principais informações sobre essa prática e, agora leitora, te desafio a se testar e começar com um jejum de 12 horas entre o jantar e café da manhã – e observar como seu corpo reage! Depois me conta!

por Gisele Silveira

Gisele Silveira é mãe da Antônia e nutricionista funcional, com foco em emagrecimento e hipertrofia, fertilidade e envelhecimento saudável. Escreve semanalmente para o Bella+ com a missão de desvendar os segredos da alimentação saudável. @giselesilveiranutri


compartilhe