capa
Gisele Silveira

Whey e Creatina: para que servem esses suplementos esportivos?

Gisele Berardi explica como cada substância atua em nosso organismo e quais seus benefícios.

publicidade

O mercado nos oferece tantas opções de suplementos esportivos, que muitas vezes as pessoas ficam completamente perdidas na hora de escolher. Por isso, hoje eu vou falar de dois tipos em especial que têm uma série de aplicações e podem ser usados por praticantes de atividade física, com segurança.

Whey protein

O famoso Whey é um tipo de proteína obtida através do soro do leite e é considerado o suplemento proteíco de maior qualidade e mais rápida absorção. Geralmente é utilizado por praticantes de exercício físico e atletas, com o objetivo de aumento e definição muscular. Atua de forma positiva na regeneração muscular, por conter BCAA - fonte de aminoácidos em cadeia ramificada. Além disso, contamos com os benefícios da glutationa, um importante antioxidante com efeito protetor e detoxificante, que atua no fortalecimento do sistema imune.

A grande vantagem na suplementação com Whey é a sua fácil digestão e absorção, o que facilita a “chegada” aos músculos, favorecendo a síntese proteíca. Hoje encontramos no mercado três tipos: isolado, concentrado e hidrolisado.

- Isolado: é o que tem melhor digestão e apenas proteína em sua composição, livre de carboidratos e lactose;

- Concentrado: além da proteína, tem uma pequena quantidade de carboidrato e lactose;

- Hidrolisado: passa por um processo em que as moléculas são quebradas em partículas menores. A digestão e a absorção são mais fáceis quando comparadas as do isolado e do concentrado. É indicado para pessoas com dificuldades de digestão, intestino preso e gases.

Creatina

A creatina é uma amina produzida pelo nosso corpo a partir de dois aminoácidos: glicina e arginina. Conseguimos obtê-la através da alimentação, com carnes em geral.

A creatina faz parte do processo de ressíntese do ATP (principal fonte de energia) e, por isso, é utilizada para aumentar a energia durante o exercício. Assim, temos uma melhora no desempenho físico e na fadiga muscular.

O quadro de retenção de líquidos que ocorre com a suplementação, deve-se ao transporte da água para o interior da célula, aumentando assim o volume muscular, o que não é prejudicial à saúde.

A creatina também tem sido muito estudada para outras finalidades, como problemas neurológicos, sistema imune e fonte de antioxidantes. Seu uso dever ser orientado e não recomenda-se utilizá-la por períodos muito longos.

E aí? Você faz uso de algum suplemento? Tem certeza que ele está adequado ao seu caso?

por Gisele Silveira

Gisele Silveira é mãe da Antônia e nutricionista funcional, com foco em emagrecimento e hipertrofia, fertilidade e envelhecimento saudável. Escreve semanalmente para o Bella+ com a missão de desvendar os segredos da alimentação saudável. @giselesilveiranutri


compartilhe