capa
Gisele Silveira

5 dicas para encarar o final do ano sem sair (muito) da dieta

Gisele Berardi te ajuda a passar pelas festas sem causar estragos na alimentação.

publicidade

Como a própria canção natalina diz... então é Natal… E, só de ouvir essas palavrinhas, já percebemos uma certa excitação e ansiedade das pessoas em relação a tudo que diz respeito a isso. Mas, como aqui falamos de nutrição, vamos nos concentrar em abordar a ansiedade em relação a ceia e suas delícias.

Como eu brinco no consultório, e ouso repetir aqui, não me meto na ceia (nem no peru) de ninguém, procurando pratos light mirabolantes para substituir os velhos e bons clássicos da família. Mas eu sempre proponho um desafio: que a mudança venha no pensamento e não nas receitas.

Enfrentar as ceias de Natal e Ano Novo de dieta é tarefa para os fortes, mas tenho visto que a vida também é. Nem tudo precisa ser privação nas festas de fim de ano. Além da dica óbvia de não exagerar nos tamanhos das porções, existem outros caminhos para não passar vontade sem sair da linha. Vamos a algumas:

1.    Faça seu dia dentro da rotina alimentar já estabelecida, ou seja, não comece a furar o esquema de alimentação já no café da manhã porque sabe que tem ceia à noite. Evite chegar nessa refeição com muita fome, mantenha as refeições anteriores conforme seu planejamento normal;

2.    Evite preparar grandes quantidades de comida, para que as sobras não durem dias ou até uma semana. Isso vale também para as sobremesas: as sobras acabam sendo mais perigosas do que a própria ceia;

3.    Prove o que lhe agrada na ceia, mas evite porções muita grandes. Evite repetir: não esqueça de trabalhar a saciedade;

4.    No dia seguinte evite pensamentos do tipo: “já jaquei ontem, azar”; “é só mais um dia”… Volte à rotina no dia seguinte, aos exercícios e não espere somente o primeiro de janeiro pra isso.

5.    Em relação ao álcool, moderação é palavra chave pra todo mundo. Para quem está em dieta visando redução de peso, moderação é regra.

Coma o peru, o chester, os acompanhamento e saiba que uma ceia não vai estragar sua conduta adequada de um ano inteiro. Não se esqueça que o aniversariante não é você! Aproveite!

 

por Gisele Silveira

Gisele Silveira é mãe da Antônia e nutricionista funcional, com foco em emagrecimento e hipertrofia, fertilidade e envelhecimento saudável. Escreve semanalmente para o Bella+ com a missão de desvendar os segredos da alimentação saudável. @giselesilveiranutri


compartilhe