capa
Gisele Silveira

Compulsão alimentar: seis dicas para fugir dela

Gisele Berardi elenca atitudes saudáveis que podem auxiliar nesse processo

publicidade

Você sabe o que é compulsão alimentar? Trata-se de um transtorno com um aumento anormal do apetite e do sentimento de culpa por comer sem parar. Além disso, vem acompanhado de oscilação de humor, ansiedade e estresse.

O transtorno também não aparece sem explicação. Os sintomas da compulsão alimentar costumam surgir em decorrência de problemas psíquicos, como traumas emocionais, isolamento social e falta de autoestima, ou como consequência de comportamentos alimentares equivocados, como dietas feitas de forma errada ou alimentação pouco saudável. Assim, o melhor tratamento é a psicoterapia. 

Eu separei 6 dicas que podem auxiliar nesse processo. Vem ler:

1. Cuide do seu intestino e das bactérias que moram nele. Você sabia que a flora bacteriana pode aumentar a compulsão por certos tipos de alimentos? Portanto, além das fibras na dieta e da água para o bom funcionamento intestinal, é importante termos uma flora saudável. Isso pode ser feito por meio de alimentos probióticos, como kombucha e kefir, alimentos in natura ou, até mesmo, por meio de suplementos de probióticos.

2. Inclua gorduras boas na dieta. Isso inclui, por xemplo, como abacate, nozes e castanhas. A gordura tem um papel fundamental na saciedade, ou seja, demoramos mais para ter fome quando comemos alimentos mais gordurosos.

3. Identifique quais alimentos lhe geram mais compulsão e evite tê-los por perto ou, pelos menos, dificulte o acesso.

4. Reduza alimentos industrializados ricos em gorduras e açúcares e aditivos alimentares. Eles causam no cérebro uma sensação de prazer e recompensa e, consequentemente, uma vontade de "quero mais".

5. Evite fazer refeições vendo TV ou ao celular. Isso acaba não dando ao cérebro a informação correta sobre estar saciado. Busque, sempre que possível, fazer as refeições no lugar adequado, calmo e, se puder, acompanhado. A compulsão pode aparecer em momentos de solidão ou isolamento.

6. Descasque mais e desembale menos. Quanto mais alimentos in natura você consumir, melhor será a sua saúde como um todo e melhor também sera sua relação com a comida.

por Gisele Silveira

Gisele Silveira é mãe da Antônia e nutricionista funcional, com foco em emagrecimento e hipertrofia, fertilidade e envelhecimento saudável. Escreve semanalmente para o Bella+ com a missão de desvendar os segredos da alimentação saudável. @giselesilveiranutri


compartilhe