capa
Gisele Silveira

Conheça os superalimentos e a riqueza de seus nutrientes

Gisele Berardi ensina: inclui-los na alimentação é uma boa tática para uma dieta equilibrada

publicidade

Você já ouviu falar dos superalimentos? De uma forma simples, eles são chamados assim por conta da riqueza de nutrientes presentes em sua composição. Eles ajudam na prevenção de doenças, trazem melhor qualidade de vida e são extremamente benéficos à saúde.

Importante lembrar, porém, que nenhum alimento tem o poder sozinho de corrigir uma dieta pobre em nutrientes, portanto, variar a alimentação e incluir esses superalimentos são boas táticas para uma dieta equilibrada. Vamos conhecer alguns desses superalimentos:

Açafrão (ou cúrcuma): a especiaria é lotada de curcuminóides, compostos com ação anti-inflamatória e anti-envelhecimento. Sem dúvida, é o mais potente de todos os antioxidantes e apresenta efeito protetor a vários tipos de câncer.

Aveia: fonte importante de silício, auxilia na estruturação da pele, minimizando o aspecto da celulite. Tem betaglucana, molécula que melhora a circulação sanguínea e dificulta a absorção da gordura pelo intestino.

Azeite de Oliva: rico em gorduras monoinsaturadas, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Dê preferência ao extravirgem, que tem taxa de acidez inferior a 1%.

Chás: o chá verde tem potentes antioxidantes, os polifenóis, que apresentam efeitos até cinco vezes maiores que as vitaminas C e E. A capacidade antioxidante das infusões de chá preto é semelhante à do chá verde, mostrando que as teaflavinas (antioxidante presente no chá preto) são tão eficientes quanto as catequinas (antioxidante do chá verde).

Chocolate: também é rico em polifenóis, particularmente catequinas e procianidinas. Elas possuem importantes papéis na inibição de processos vasculares e inflamatórios que contribuem para diversos tipos de patologias.

Frutas vermelhas: morango e uvas vermelhas e roxas possuem protoantocianidina, substância que fortalece os vasos sanguíneos e linfáticos, melhorando a circulação. Estudos também mostram que os antioxidantes presentes nas frutas vermelhas são preventivos de tumores associados ao cigarro.

Vegetais crucíferos: esses vegetais contêm fatores dietéticos potencialmente anticarcinogênicos (aliados na prevenção do câncer), tais como caroteinóides, vitamina C, fibras, flavonóides e glucosinolatos. Os glucosinolatos são fitoquímicos presentes em quase todos os vegetais crucíferos, principalmente repolho, couve de bruxelas, brócolis, couve flor, nabo e mostarda.

Viu como os superalimentos são comuns e fáceis de serem incluídos na alimentação diária? Experimente-os e não se esqueça: uma dieta equilibrada ajuda você não apenas a se manter saudável, mas evita doenças ou paraliza alguns processos.

por Gisele Silveira

Gisele Silveira é mãe da Antônia e nutricionista funcional, com foco em emagrecimento e hipertrofia, fertilidade e envelhecimento saudável. Escreve semanalmente para o Bella+ com a missão de desvendar os segredos da alimentação saudável. @giselesilveiranutri


compartilhe