capa
Fabiana M. Machado

O primeiro salário

Nossa colunista Fabiana Mendonça Machado destaca as conquistas e responsabilidades que chegam junto com o primeiro salário

publicidade

Um dos momentos que marcam o início da vida adulta é a conquista do primeiro emprego e, junto com ele, o primeiro salário. É um momento de alegria, realização e um passo para a independência financeira.

A sensação de receber o primeiro salário, não há como negar, é muito boa e vai além da quantia recebida. É fruto do preparo, habilidade, capacidade, esforço, dedicação, esperança de se empregar. É uma nova fase na vida e uma nova relação com o dinheiro.

Embora o dinheiro não seja novidade, pois está presente desde a infância, quando ainda somos dependentes financeiramente dos nossos pais (ou responsáveis), ele ganha um significado diferente quando vem como resultado do nosso próprio trabalho.

O primeiro salário traz a sensação de autonomia e liberdade e é preciso ter cuidado para não se empolgar gastando tudo o que tem sem necessidade e evitar que se torne um comportamento ao longo da vida. É hora de saber o que fazer com o dinheiro.

Não é apenas uma questão de educação financeira, mas também de limite e responsabilidade. E não despreze as emoções, pois elas influenciam as decisões financeiras e a forma de agir com o dinheiro.

O primeiro salário pode também ter um valor incalculável. Pode representar o fim da escassez em casa ou a ajuda que a família tanto desejava para complementar a renda.

Pode ser a oportunidade para ter acesso a mais recursos e garantir uma vida independente. Pode marcar o início de uma carreira longa e promissora, com garantia de investimento na educação e desenvolvimento.

Tantas possibilidades podem surgir diante do primeiro salário e também a oportunidade de iniciar e planejar a própria vida financeira, provendo a si mesma ou à toda família.

Se o salário já faz parte da sua vida, você se lembra como foi receber o primeiro salário?  O que ele proporcionou e como você administrou o seu próprio dinheiro desde aquela época? Se soubesse que essa relação com o dinheiro estava só começando, faria algo diferente?                                                                                                   

Quer saber mais? Acompanhe a minha coluna semanal aqui no Bella Mais. Vamos juntas nesta jornada!

por Fabiana M. Machado

Fabiana Mendonça Machado é especialista em comportamento financeiro. É casada, mãe de dois filhos, empresária e uma das fundadoras da MoneyMind. Escreva para fabiana@moneymind.com.br para contar se este texto foi útil para você. @fabiana.m.machado


compartilhe