capa

Halloween: 3 dicas de fantasias infantis para fazer em casa

Veja como fazer 3 opções fáceis de fantasias para as crianças reaproveitando materiais e sem gastar muito

publicidade

Amanhã, dia 31 de outubro, comemora-se o Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas no Brasil. A data é muito aguardada pelas crianças, que se divertem pedindo doces e fazendo brincadeiras com os amigos. 

E, para ajudar os papais e mamães que querem economizar na fantasia dos pequenos, trazemos 3 dicas de adereços fáceis para fazer com materiais simples, que todo mundo tem em casa. 

Quem explica todo o passo a passo de como confeccionar as fantasias é  o coordenador e docente dos cursos da área de moda do Senac Canoas, Ramón Rodolfo. Veja a seguir:

Camiseta raio-x

Você vai precisar de:

Uma imagem de sua preferência;

E.V.A.;

Caneta/lápis;

Agulha e linha ou cola ou ainda, fita dupla face;

Estilete ou tesoura;

Camiseta manga longa ou manga curta.

Passo a passo:

1) Escolha o desenho de sua preferência, neste caso, optamos por um que imita os ossos;

2) Transfira o desenho para o E.V.A. contornando a forma ou utilizando papel carbono, se preferir;

3) Recorte e cole na camiseta. Pode optar por costurar, usar cola-quente (que pode danificar o tecido) ou fita dupla face. Pronto, a camiseta raio-x já pode ser usada no Halloween.

“Use a sua criatividade! Você pode inserir um coração (também de E.V.A.) e criar o mesmo padrão na calça. Se a camiseta tiver alguma estampa na frente, você também pode vesti-la ao contrário, fazendo a aplicação nas costas e usando na frente”, sugere Ramón.

Ele explica que optou por utilizar o E.V.A. porque é um material fácil de trabalhar, barato e não precisa de acabamento. Além de dar um aspecto mais estruturado, lembrando os ossos, ele pode ser retirado com facilidade e não estraga a roupa, assim você pode utilizar uma camiseta que tem em casa.

Boneco de corda assustador

Você vai precisa de:

Molde para a chave de corda;

E.V.A.;

Caneta/lápis;

Agulha e linha ou cola ou fita dupla face;

Estilete ou tesoura.

Passo a passo:

1) Utilizando os mesmos materiais da fantasia anterior, você pode construir o molde da chave de corda com as medidas indicada na imagem acima, uma base retangular de 10cm (C) por 4cm (L) e dois círculos com 10cm e 7cm de raio. Lembre-se que a base e os círculos devem ficar juntos para formar a chave; 

2 ) Faça dois moldes iguais, de E.V.A e junte-os, respeitando a marcação dos 4cm na ponta da base, que não deve ser colada.

3) Assim criamos as abas onde você poderá prender na roupa, o que deixará o molde em pé, como na foto.

“A ideia aqui é você aproveitar qualquer look ou fantasia que a criança já tenha.

Você pode vesti-lo de príncipe ou princesa também a adicionar a chave de corda. Vale até um look arrumadinho, vibe mini-adulto”, complementa o docente. 

Aranha do bem

Você vai precisar de:

Fita métrica;

Tesoura para tecido;

Enchimento de almofada (fibra de silicone ou pedaços de espuma);

Caneta ou giz de alfaiate;

Régua;

Linha e agulha;

Camiseta manga longa ou manga curta.

Passo a passo:

1) Comece medindo a extensão total dos braços, para termos a medida completa (de uma mão até a outra);

2) Recorte uma tira com a mesma medida encontrada anteriormente e outra com essa medida acrescida de mais 5cm. Ambas devem ter 8cm de altura;

3) Costure ao redor e deixe uma extremidade aberta para o enchimento;

4) Após encher as pernas com a enchimento, costure a abertura;

5) Posicione as pernas da aranha no centro das costas, abaixo da linha da manga. O ideal é deixar a maior tira no meio;

6) Costure as tiras no centro das costas, deixando uma distância de aproximadamente 3cm;

7) Agora costure as extremidades das pernas e das mangas. Aqui o efeito da fantasia toma forma: quando a criança levantar os braços, os demais irão acompanhar, dando a impressão das pernas da aranha;

8) Costure ligando as extremidades, deixando um pedaço de aproximadamente 5cm de linha solta. Você pode utilizar uma fita de cetim ou linha de costura dupla;

Ramón sugere que se a camiseta for de manga curta, você prenda a fita nos braços, utilizando um laço, luva ou até mesmo, costurando uma manga, para vestir no braço, transformando a camiseta em manga longa.

“A ideia com essas opções é praticidade, criar fantasias com o que você provavelmente tem em casa ou que poderá encontrar facilmente para comprar. Além, é claro, de divertir-se com seu filho e quem sabe, fazer uma fantasia para você também!”, finaliza o coordenador do Senac.


compartilhe