capa

Adolescentes na academia: qual a idade certa para começar?

Com aumento da preocupação com o corpo normal para essa fase, especialistas alertam para os cuidados necessários para a prática de exercício físico

publicidade

Que praticar exercícios físicos faz bem para a saúde, em qualquer idade, todos nós sabemos. Porém, quando falamos na prática de atividades na adolescência, é comum surgirem dúvidas referentes ao período, carga, frequência e principalmente, quando é indicado começar.

De acordo com o professor do curso de Educação Física da PUCRS, Rodrigo Sartori, atualmente não existe idade mínima para a prática de exercícios físicos na academia. Há algum tempo existiu um "tabu" referente a aceleração da maturação óssea o que poderia levar a uma redução da estatura da criança ou adolescente. “Em contraste com estes mitos e preocupações em relação ao treinamento de força para jovens, pesquisas mais recentes enfatizam o efeito benéfico do treinamento resistido (musculação) para a saúde, força e desempenho esportivo de crianças e jovens, de acordo com o Colégio Americano de Medicina do esporte e outros pesquisadores no Brasil”, explica.

Ainda segundo Sartori, quando um programa de treinamento resistido (musculação) para jovens é implementado adequadamente, pode se aumentar significativamente a força e resistência muscular além de contribuir para o crescimento físico. “Estudos relatam aumentos de força induzidos por treinamento resistido de 13 a 30% em crianças pré-adolescentes após programas de 8 a 20 semanas”, relata o profissional.

Além disso, o adolescente se beneficia do treinamento de musculação em diferentes aspectos. “Com relação aos aspectos físicos, a literatura indica que há uma melhora da postura, da resistência muscular, além da possibilidade de aumento de massa magra”, explica Sartori. 

No entanto, além dos aspectos físicos, percebe-se um aumento da sua rede de relacionamentos e qualidade das amizades. “Da mesma forma, estudos apontam que existe efeito do exercício na melhora da auto estima, humor e disposição para outras tarefas diárias”, complementa.

Cuidados necessários

Apesar da importância da prática de exercícios físicos na adolescência, existem cuidados que são essenciais para que as atividades só tragam benefícios. “Deve-se ter atenção com a postura nos equipamentos durante a execução, aos tipos de exercícios  em função da tensão óssea e também atenção sobre a carga de trabalho, seja ela a carga de resistência, número de repetições e também velocidade de execução dos exercícios. Por isso, a necessidade orientação profissional para estas práticas é essencial”, orienta o professor.

A escolha do tipo de prática motora envolve uma série de características dos sujeitos, seus diferentes tipos de recursos físicos, suas limitações e suas motivações. Além disso, o contexto em que a criança e o jovens se desenvolve também irá implicar na escolha das atividades. “Nesse sentido, disponibilizar uma grande variedade de oportunidades de prática para crianças e jovens parece ser a melhor sugestão, pois irão aumentar a aumentar a base de conhecimento sobre esporte e exercícios físico, possibilitando atitudes positivas e motivação para o engajamento”, finaliza. 

por Mariana Nunes

Mariana Nunes é jornalista. Ama café, praia, chocolate e futebol - não necessariamente nessa ordem. É torcedora fervorosa do Internacional e repórter do Bella Mais. @a_marinunes


compartilhe